Manhuaçu: OAB e Facig promovem palestra com professor Raimundo Cândido Júnior

oab-1 Feira Negocios Coocafe Ago 2014 (19)Na terça-feira, 19/08, a diretoria da 54ª Subseção da OAB/MG, em parceria com a OAB/MG, Escola Superior de Advocacia e a Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (Facig), promoveu palestra sobre as “Tutelas de Urgência”, ministrada pelo professor universitário e ex-presidente da OAB/MG, Raimundo Cândido Júnior. O evento foi realizado no auditório da Facig e reuniu advogados, professores e acadêmicos de direito da região.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos; pela coordenadora do curso de direito da Facig, Lívia Paula de Almeida Lamas; pelo palestrante da noite, Raimundo Cândido Júnior; pelo presidente da 163ª Subseção da OAB/MG, Jesus José de Miranda e pelo presidente da 8ª Subseção da OAB/MG, Dênis Fonseca Barroso.

Palestra

De acordo com o professor Raimundo Cândido Júnior, “o novo CPC trata das tutelas de urgência. O documento, que se encontra no Congresso Nacional, simplifica, acabando com o processo cautelar, fazendo com que as medidas cautelares de antecipação da tutela sejam requeridas no próprio processo principal. Desta forma, eliminaremos mais um tipo de processo, economizaremos e traremos uma solução mais rápida para a comunidade jurídica”, citou.

Ele destacou ainda que “justiça tardia gera injustiça. A nossa legislação tem sofrido modificações, com a inserção no ordenamento jurídico, de medidas que possam  permitir a mais rápida solução dos conflitos. Não adianta você ficar anos e anos a fio e depois ganhar e não levar por conta da morosidade da justiça. O objetivo das tutelas de urgência é justamente impedir que o processo se frustre e que gastemos tempo e dinheiro sem termos solução para o problema”, argumentou.

Raimundo Cândido Júnior frisou, por fim, que “o objetivo da minha vinda aqui hoje é estimular os alunos aos estudos. Só assim estarão preparados para as dificuldades da advocacia, magistratura e Ministério Público. Ampliando seus conhecimentos, certamente os acadêmicos serão felizes na carreira que irão escolher. Além disso, trouxe a eles, um pouco da minha experiência ao tratar das três paciências: da fé, da esperança e da caridade. São ensinamentos cristãos que irão ajudá-los a trilhar o caminho do sucesso caso sejam exercitados. Por isso, paciência, paciência e paciência”, pontuou.

FACIG

Para a coordenadora do curso de Direito da Facig, Lívia Paula de Almeida Lamas, “é muito importante trazer uma pessoa como o professor Raimundo Cândido Júnior. Sempre exigimos muita seriedade dos alunos e trazer uma pessoa com notório conhecimento vai acrescer demais no conhecimento deles, inclusive os acadêmicos estão pedindo que nós o contratemos. Ter uma nova visão sobre as matérias que estão estudando é fundamental para melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado”, enfatizou.

Lívia Almeida revelou ainda que, “a parceria com a OAB Manhuaçu é apenas o começo. Estamos sempre abertos à negociações, principalmente quando o foco é no aprimoramento do conhecimento. Em breve, vamos celebrar convênio que prevê descontos para vários cursos oferecidos pela Facig e Colégio América aos advogados e seus familiares. É de nosso interesse estabelecer este tipo de relacionamento, pois é bom para os alunos e, consequentemente, para as instituições”, comentou.

Agradecimentos

De acordo com o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, a palestra foi um sucesso e foi acompanhada atentamente por toda plateia. “Esta noite é muito especial para todos nós. Sem dúvida, receber os ensinamentos valorosos do nosso professor e amigo Raimundo Cândido Júnior é motivo de muito orgulho, pois sua história e trajetória na advocacia se confundem com a própria história da OAB/MG. Por isso, quero agradecê-lo por ter aceitado o nosso convite para ministrar esta maravilhosa palestra, dividindo conosco os seus conhecimentos”, destacou.

Alex Barbosa de Matos concluiu destacando que “temos desenvolvido uma série de atividades durante este mês, em que comemoramos o mês do advogado, visando justamente aproximar a nossa classe e ao mesmo tempo, estimular o aprimoramento intelectual-jurídico dos advogados e acadêmicos de direito, pois são palestras e atividades como esta realizada nesta noite que valorizam a advocacia”.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *