Vida e Saúde: a quantidade de vitamina D que se deve ingerir

quanto_tomar_de_vitamina_d - CópiaRecentemente publicamos artigo sobre a importância da vitamina D em quantidades ideais para nosso organismo. Em resposta recebemos um outro artigo que complemente o publicado anteriormente. Leia com atenção.

Nos exames de vitamina D é informado que o normal é qualquer valor acima de 20 ng/m. Mas hoje estudos recentes mostram que o nível ideal de vitamina D é entre 50 e 80 ng/ml.  Abaixo traduzi alguns trechos de um artigo publicado na Medscape que mostra o quanto deve ser suplementado para atingir o nível desejado:

Historicamente, eram recomendados 400 UI (10 ug) de vitamina D para uma saúde melhor, porque era próximo da quantidade de vitamina D em uma colher de chá de óleo de fígado de bacalhau. No entanto, 800 a 1.000 UI é a dose que pode ter uma melhor chance de dar um paciente um nível normal de vitamina D. Em alguns países, a vitamina D é listada em microgramas, e a relação é a seguinte:

2,5 mcg (microgramas) = 100 UI.

5 mcg = 200 UI.

10 mcg = 400 UI.

15 mcg = 600 UI.

20 mcg = 800 UI.

A Vitamina D através da exposição ao sol

Um homem ou mulher de 21 anos de idade exposto à luz UVB 15 a 20 minutos no verão gera em torno de 10.000 UI de vitamina D. Isto é o equivalente a 250 mcg, 50 comprimidos de vitamina D (de 200 UI, o mais comum encontrado no mercado brasileiro), ou 100 copos de leite. No entanto, uma exposição mais longa não produz mais vitamina D. Os seres humanos foram basicamente construídos para produzir e transportar os níveis mais elevados de vitamina D quando expostos ao sol.

Quanto deve ser suplementado para melhorar seu nível de Vitamina D?

O ideal para avaliar a necessidade de suplementação de vitamina D de uma pessoa é um exame de sangue de vitamina D. Os profissionais de saúde precisam ter em mente que, em geral, 100 UI (2,5 mcg) de vitamina D por dia aumentará o nível de vitamina D no sangue em apenas 1 ng/ml após 2 a 3 meses. Quanto de vitamina D é necessário por dia para se obter um nível sanguíneo normal de vitamina D? Os exemplos que se seguem incluem:

100 UI (2,5 mcg) por dia aumenta os níveis sanguíneos de vitamina D em 1 ng/ml.

200 UI (5 mcg) por dia aumenta os níveis sanguíneos de vitamina D em 2 ng/ml.

400 UI (10 mcg) por dia aumenta os níveis sanguíneos de vitamina D em 4  ng/ml.

500 UI (12,5 mcg) por dia aumenta os níveis sanguíneos de vitamina D em 5 ng/ml.

800 UI (20 mcg) por dia aumenta os níveis sanguíneos de vitamina D em 8 ng/ml.

1000 UI (25 mcg) por dia aumenta os níveis sanguíneos de vitamina D em 10 ng/ml.

2000 IU (50 mcg) por dia aumentam os níveis sanguíneos de vitamina D em 20 ng/ml.

Exemplificando, se o teste de sangue de vitamina D de uma pessoa foi de 30 ng/ml (75 nmol / L) e 40 ng/ml (100 nmol/L), for o nível desejado, deve ser feita suplementação de 1000 UI de vitamina D por dia, durante vários meses para que se atinja um nível normal de sangue ou de 40 ng/ml). Ao atingir a meta, a maioria das pessoas precisa para completar com 800 a 1.000 UI por dia para manter este nível. Só trabalhando em conjunto com um médico ao longo do tempo pode fornecer a resposta mais precisa. No entanto, as questões de seguro de saúde e acesso aos cuidados de saúde sugerem que 800 a 1.000 UI é suficiente para muitas pessoas que não são capazes de ter seu sangue testado.

A necessidade diária de vitamina D sugerida pela OMS e pelos órgãos de saúde do Brasil, de 200 a 600 UI [e que é o máximo que você encontrará a venda nas farmácias e mercados] é contestada por este autor. A exigência mínima para todas as idades deve ser de pelo menos 800 UI. No entanto, como foi referido anteriormente, a determinação exata de ingestão mínima de vitamina D deve vir de um exame de sangue no outono ou inverno. Além disso, os pacientes devem ser informados de que a vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura e que leva meses para esgotar.

Fontes: – Medspace: Vitamin D: A Rapid Review; Baixos Níveis de Vitamina D (menos que 50 ng/mL) Podem Causar Câncer e Aumentar Risco de Morte – do site: www.noticiasnaturais.com

Compartilhe

PinIt

4 thoughts on “Vida e Saúde: a quantidade de vitamina D que se deve ingerir”

  1. Almir Macario Barros disse:

    Excelente o art…primeira vez q encontro um artigo em Portugues citando o NIVEL IDEAL (50 a 80 ng/ml no sangue – da Vit D3-Colecalcipherol – CORRETÍSSIMO) Sou Pesquisador e Estudante Medicina…Parabens p seu artigo…

    1. Amanda disse:

      Eu tenho deficiência de vitamina D.
      Faço uso de 7000UI diárias porém meus exames de rotina a vitamina D nunca passa de 12ng/ml.
      Tenho endometriose e alguns médicos disseram que pode ter relação com a deficiência de vitamina D. Será?

      1. Débora Preto disse:

        O seu organismo não deve estar assimilando a vitamina oral, tente suplementar com a vit D intramuscular, também tenho endometriose e complemento sempre com injeção e minha vit D sempre está boa.

  2. Alcides Brum Junior disse:

    Excelente artigo e muito esclarecedor nesta confusao de dosagem e medidas! E olha que sou engenheiro com
    bom conhecimento de matematica e regras disto e daquilo e de unidades de medida!!
    Mas o artigo esclarece muito!
    Alem do mais ja em 2014 apontava para uma deficiencia !!!
    Muito bom tambem o aumento de vitamina D associado a dosagem( 2,5 ng/ml) para cada 100 UI depois de alguns meses. Por isto que o Dr Coimbra sugere de cara 10.000 o que resultaria em 250 ng/ ml se tomarmos durante alguns meses. Portanto entendo que a sugestao dele é durante uma semana para colocar o mais rapido possivel o nivel da D no patamar adequado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *