Manhuaçu: OAB promove palestra sobre novo CPC. Dia do Adovogado é comemorado

oab-1 oab2 oab3Na noite da segunda-feira, 11/08, a diretoria da 54ª Subseção da OAB/MG, em parceria com a OAB/MG e a Escola Superior de Advocacia, promoveu palestra sobre o Novo Código de Processo Civil, que se encontra em fase final de votação no Congresso Nacional. O evento foi realizado na AABB Manhuaçu e reuniu advogados e acadêmicos de direito da região.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos; pelo palestrante da noite, Welington Luzia Teixeira; pelo tesoureiro da subseção, Antônio de Carvalho da Silva; pelo presidente da 163ª Subseção da OAB/MG, Jesus José de Miranda; pela presidente da comissão da Mulher advogada, Terezinha Fani Sobreira da Silva; pelo secretário da comissão de direito eleitoral, Giovanni Sanglard Hermisdorff; pelo vice-presidente da comissão de direito do trabalho, Marco Antônio Lopes; pelo secretário da comissão de direito tributário, João Batista de Sales e pelo gerente regional das Faculdades Doctum, José Flávio Barroso Madaleno.

Palestra

O conselheiro seccional da OAB, Welington Luzia Teixeira, abordou o “Novo Código de Processo Civil”, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional e deverá ser votado e aprovado ainda este ano. Segundo Welington Luzia Teixeira, “o novo CPC traz uma série de alterações nos prazos, recursos e na maneira de o juiz dar andamento ao processo. Na minha avaliação, essas mudanças deixarão as decisões jurídicas mais rápidas. Este novo Código de Processo Civil, além de estar voltado ao processo judicial eletrônico, visa essencialmente diminuir as ações judiciais, dando ênfase à conciliação. Em alguns casos, nem será necessário o ingresso de ação judicial, como por exemplo, no caso da produção antecipada de provas”, comentou. O palestrante aproveitou a oportunidade e parabenizou todos os advogados e acadêmicos de direito pela data especial.

Homenagem aos advogados

Durante a abertura do evento, o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, dirigiu aos advogados presentes, vindos de várias cidades da região, justa homenagem pelo Dia do Advogado. “Nestes 187 anos de existência no Brasil, a advocacia, da qual temos imensa honra de pertencer, é uma das mais dignas e valorosas profissões existentes. E sabemos muito bem que, advogar não é fácil. O advogado exerce verdadeiro sacerdócio. Nós, advogados, somos pilares de sustentação da Justiça; arautos do direito e da liberdade, indispensáveis à administração da justiça. Exercemos um múnus público. Somos invioláveis por nossos atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei, conforme declara o art. 133, da Constituição Federal vigente”, pontuou.

Alex Barbosa concluiu ressaltando que “devemos sentir orgulho de pertencer a uma classe profissional, marcada pela coragem, bravura e respeito à justiça e, por sua história gloriosa, de tantas bandeiras e conquistas, em prol da sociedade, passou a ser um referencial para a toda a comunidade, constituindo-se um verdadeiro ícone em defesa dos interesses da coletividade”.

Agradecimentos

O presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, agradeceu aos estudantes da FIC (Faculdades Integradas de Caratinga), da Fadileste e da Doctum que participaram da palestra. Ele ressaltou que a diretoria e o conselho da Subseção têm trabalhado diuturnamente no sentido de fomentar ainda mais o aprimoramento jurídico da classe. Segundo ele, o objetivo de palestras como esta, é justamente levar aos profissionais da área jurídica e aos estudantes de direito mais conhecimento. “São oportunidades que engrandecem e valorizam o exercício da advocacia, fazendo com que nos dediquemos ainda mais aos estudos no sentido de melhorar o serviço público que prestamos à sociedade”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *