São João do Manhuaçu: projeto “OAB vai à Escola” movimenta alunos da cidade

oab-1-sjdomanhuacuNa quinta-feira, 31/07, mais de 200 alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Juventino Nunes, localizada no município de São João do Manhuaçu, participaram de mais uma etapa do projeto “OAB vai à Escola”.

A palestra contou com a presença do presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos; da conselheira da comissão da Mulher Advogada, Júlia Mara Rodrigues Pimentel; do presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, do adolescente e do idoso, Wagner Alves Caldeira; da diretora da Escola Estadual Professor Juventino Nunes, Maria Lúcia Vieira da Silva Amorim; da presidente da Câmara de Vereadores de São João do Manhuaçu, vereadora Maria Sueli Tavares Lopes; da vereadora Áurea Lúcia Bastos; do pastor Edilson Marcos de Araújo; dos advogados Paulo do Nascimento Dornelas, Nayara Riva Oliveira, Josélia Teresinha Azevedo Dornelas, Rayanna Cerqueira Pena; Guilherme Garcia Guimarães e Matheus Martins de Almeida; do bacharel em direito, Tarcísio Cardoso Dornelas, além de professores e especialistas, dentre eles, o professor Sérgio Lúcio Camilo.

De acordo com o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, “o objetivo do projeto é justamente conscientizar, educar e proporcionar, acima de tudo, momentos de reflexão sobre os direitos e deveres do cidadão, sempre como protagonista do desenvolvimento e evolução do País. Queremos que os jovens de hoje sejam cidadãos melhores do que somos. É necessário que o futuro do Brasil seja de evolução, buscando sempre o topo, o lugar de destaque e para isso precisamos estimular e motivar os nossos jovens para que sigam este objetivo”, citou.

Ele destacou também que “este projeto desenvolvido pela OAB Manhuaçu visa complementar o heróico trabalho realizado pelos diretores, professores, educadores e especialistas de cada uma das escolas visitadas. Confesso que já é possível colher bons resultados do projeto OAB vai à Escola. Os assuntos abordados mexem com a forma de pensar dos alunos. Temos visto muitos alunos que estão mudando de pensamento por causa das palestras”, comentou.

Alex Barbosa agradeceu a presença das autoridades e lideranças políticas da cidade e parabenizou a participação dos alunos e dos educadores. Ele comentou ainda que sempre estudou em escolas públicas e por isso sabe muito bem a realidade que os professores e alunos da rede pública de ensino enfrentam no seu dia-a-dia. “Embora a realidade das escolas públicas estaduais seja caótica, é preciso que os jovens aproveitem a oportunidade de estudar e ampliem seus conhecimentos, pois só assim será possível mudar não só a sua própria história, mas de toda sociedade. Quando temos um povo educado e provido de conhecimento, as mudanças sociais acontecem de forma a proteger e efetivar os direitos tutelados pela Constituição Federal”, concluiu.

Advogados participam do projeto

Na condição de ex-alunos da Escola Estadual Professor Juventino Nunes, os advogados Nayara Riva Oliveira, Guilherme Garcia Guimarães e Matheus Martins de Almeida ficaram satisfeitos em poder contribuir com o aprendizado dos alunos.

Para a advogada Nayara Riva Oliveira, “o trabalho feito pela OAB Manhuaçu está sendo brilhante. Está dignificando todos nós, advogados. Especificamente sobre o projeto OAB vai à Escola, trata-se de algo inovador e muito importante na vida de quem participa, tanto para quem ministra a palestra, quanto para quem assiste. Tenho certeza de que esses jovens saíram daqui hoje com uma mentalidade bem diferente da que eles chegaram. Parabéns ao presidente Alex Barbosa pela iniciativa. Agradeço por ter tido a oportunidade de participar deste projeto”, pontuou.

De acordo com o advogado Guilherme Garcia Guimarães, “a OAB Manhuaçu tem feito um trabalho muito importante ao levar a entidade para dentro das escolas. O projeto aborda temas extremamente pertinentes para a vida dos jovens. Os assuntos geram muita discussão e por vezes percebemos que a juventude se vê perdida. Como entidade forte junto à sociedade, acreditamos que a OAB Manhuaçu está cumprindo com o seu papel social”, felicitou.

Segundo o advogado Matheus Martins de Almeida, “ao participarmos de um projeto como este, estamos cumprindo com o nosso papel social. Somos os representantes legais da sociedade. Sem o advogado, não há justiça. Mas a nossa função não deve ser exercida somente desta forma. Quando vemos que os nossos jovens não têm conhecimento sobre seus direitos e deveres, cabe a nós contribuir para que essa realidade mude. E é o que estamos fazendo ao participar do projeto OAB vai à Escola. Parabéns ao presidente Alex Barbosa por esta iniciativa”.

Os advogados Paulo do Nascimento Dornelas e Josélia Teresinha Azevedo Dornelas, que também são professores da Escola Estadual Professor Juventino Nunes, parabenizaram a iniciativa da OAB Manhuaçu e agradeceram a oportunidade de participar deste projeto cidadão.

Escola e sociedade unidas

Segundo a diretora da escola, Maria Lúcia Vieira da Silva Amorim, os alunos precisam de mais momentos de reflexão como este proporcionado pelos advogados. “Foi muito gratificante receber a presença da OAB Manhuaçu na escola. Como educadores e conhecedores do dia-a-dia dos nossos alunos, sentimos a necessidade de se debater justamente os assuntos que foram apontados hoje. Os jovens precisam saber o que é certo e errado. Seus direitos e deveres. Hoje, eles pensam que só têm direitos e se esquecem de cumprir com suas obrigações, principalmente dentro da sala de aula. Precisamos aprofundar temas como sexualidade e os transtornos do uso exagerado do celular. Esperamos que as palavras trazidas pelos advogados possam abrir a mente dos nossos alunos. Quero agradecer a todos que participaram, em especial ao presidente Alex Barbosa de Matos. Deixamos as portas abertas da nossa escola para futuras palestras”, destacou.

O professor Sérgio Lúcio Camilo, disse que “é com muita alegria que recebemos a presença dos advogados na nossa escola. É de suma importância esse deslocamento da OAB Manhuaçu aos educandários da região. Só isto já é um ato de cidadania, o que se destaca como diferencial dentro do sistema democrático ao qual lutamos tanto. Para quem está com a mão na massa como nós, professores, é algo desafiador. Lamentavelmente, o Governo do Estado não tem cumprido com o seu papel. A maior parte do ônus recai em nós, educadores. Como esse respaldo não acontece, precisamos de outras instituições. A aproximação da OAB Manhuaçu é um exemplo”, argumentou Sérgio Camilo.

Para o pastor Edilson Marcos de Araújo, “a religião tem um papel fundamental na formação das pessoas, principalmente, dos mais jovens. A bíblia diz que a falta de conhecimento leva o ser humano à escuridão. Trabalho com escola de reforço para alunos da rede pública, informática gratuita, cursos de inglês e música, capoeira. Por isso, sei da importância de se manter projetos como este que vem sendo feito pela OAB Manhuaçu. Mais importante ainda é a presença de Deus na vida das pessoas. Precisamos buscar a vida cristã. Só assim seremos plenamente felizes, trilhando os caminhos de Deus”, disse o pastor.

Outra que manifestou satisfação com o projeto foi a vereadora Áurea Lúcia Bastos, mãe da advogada Lívia Maria Damasceno Bastos Garcia. De acordo com a vereadora, “o projeto chegou num momento muito importante para a Escola. A nossa juventude está precisando de apoio e palestras como esta servem para alertá-los sobre a importância de cumprirem com seus deveres. Embora os pais lutem, somente eles e o sistema educacional não consegue lidar com a demanda moderna afetas aos mais jovens. Quanto mais pessoas se preocuparem com estes jovens, que estão em formação, mais bem preparada teremos a sociedade no futuro”.

Fonte: Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *