Luisburgo: alunos da rede pública participam do projeto “OAB vai à Escola”

oab-3 oab-1 oab-2Na manhã da quarta-feira, 23/07, aproximadamente 200 alunos do ensino médio da Escola Estadual Joaquim Knupp, no município de Luisburgo, participaram de mais uma etapa do projeto “OAB vai à Escola”. A palestra foi proferida pelo presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, pelo presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, do adolescente e do idoso, Wagner Alves Caldeira; e pelo professor universitário e advogado, Joel Moreira Filho.

A palestra contou também com a presença do conselheiro da OAB/MG, Fauze Gazel Júnior; do presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Manhuaçu e procurador do município de Luisburgo, Igor Lacerda de Oliveira; do prefeito de Luisburgo, José Carlos Pereira; do vice-prefeito de Luisburgo, Geraldo Rhodes; do diretor da Escola Estadual Joaquim Knupp, Marco Vinícius de Carvalho Gantus; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luisburgo, Silvana Damasceno; e dos advogados Tiago Pena Lacerda, Francine Vicente Salazar e Bruna Gail Mendes.

O presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos destacou que “hoje é um daqueles dias em que nos enchemos de orgulho em ver que existem jovens comprometidos com o futuro do nosso país. O respeito e admiração que os alunos demonstraram possuir pelo diretor da escola, Marco Vinícius Gantus, e por seus professores, revela que o trabalho desenvolvido pelo educandário, além da qualidade e competência, é desenvolvido com respeito, amor, carinho e compromisso com a família e a sociedade. Não tenho dúvida de que a experiência vivenciada nesta data por todos nós, advogados e autoridades, na Escola Estadual Joaquim Knupp, em Luisburgo, nos estimula a continuar imbuídos cada vez mais com o propósito de contribuir com a formação dos nossos futuros cidadãos, em cada um dos municípios que integram a nossa subseção. Homens e mulheres que, no exercício das mais variadas profissões, continuarão construindo, com as bênçãos de Deus, uma nação livre, democrático e verdadeiramente justo”, citou.

Alex Barbosa lembrou ainda da contribuição e participação que inúmeros advogados têm dado ao projeto OAB vai à Escola. “Agradeço a todos os advogados pela importante contribuição que dão para que o projeto seja, de fato, um instrumento de transformação social. Sem dúvida, a dedicação de cada um de vocês, consolida ainda mais a unidade que hoje existe dentro de nossa classe”, pontuou.

Ele ainda agradeceu a forma carinhosa com que os advogados foram recebidos pela direção da escola e professores, pelo prefeito e vice-prefeito de Luisburgo e pela presidente do sindicato dos trabalhadores rurais do município.

Para o presidente da comissão de defesa dos direitos da criança, do adolescente e do idoso, Wagner Alves Caldeira, “a missão da OAB Manhuaçu com a palestra de hoje mais uma vez foi mostrar para o jovem que além de direitos ele tem deveres, que devem ser colocados em prática todos os dias. Enquanto defensor dos direitos da criança e do adolescente, temos visto que eles pensam que só têm direitos e isso é muito grave. Essa atitude fez com que o Brasil inteiro fomentasse discussão sobre a redução da maioridade penal para 16 anos, por exemplo. Se isso acontecer, o próprio adolescente será o responsável. O nosso foco foi passar para os alunos que para terem direitos exercidos, precisa primeiramente cumprir com seus deveres”, destacou.

Elogio

Acompanhando de perto o trabalho da OAB Manhuaçu, o professor universitário e advogado, Joel Moreira Filho, elogiou as ações positivas executadas pela diretoria da 54ª Subseção da OAB/MG e afirmou que as atividades estão servindo de exemplo em todo o estado. “Os projetos OAB vai à Escola e OAB Legal, por exemplo, são iniciativas importantíssimas para o advogado. O que percebemos é uma interação cada vez maior entre os colegas, o que se torna fundamental para avançarmos na construção de uma entidade cada vez mais forte e valorizada”, elogiou Joel.

Ele agradeceu ainda a sua participação dentro do projeto OAB vai à Escola em Luisburgo. “Crianças e adolescentes interagem com temas como cidadania, democracia, direitos e deveres. Os assuntos são muito bem desenvolvidos pela OAB Manhuaçu, que está discutindo aquilo que diz respeito ao dia-a-dia dos nossos jovens. Com isso, acredito que estamos contribuindo para uma sociedade melhor no futuro. Parabéns a todos os advogados imbuídos neste projeto”, concluiu.

Reconhecimentos

Quem também ficou satisfeito com a presença do projeto OAB vai à Escola foi o diretor do educandário, Marco Vinícius de Carvalho Gantus. Segundo ele, através desta ação, os alunos tomaram conhecimento de assuntos afetos ao seu próprio cotidiano, tanto dentro da escola, quanto em família. “O projeto visa formar cidadãos e este é exatamente o nosso objetivo enquanto educadores. Com as informações que adquiriram hoje, esses jovens sabem quais são seus direitos e deveres. Vejo que, desta forma, a OAB Manhuaçu cumpre com o seu papel social dentro da sociedade”, felicitou o diretor.

O prefeito de Luisburgo, José Carlos Pereira, e o vice, Geraldo Rhodes, participaram do projeto e também reconheceram a importância de iniciativas como esta junto aos jovens. “Quero parabenizar o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, pela iniciativa, que nos deixou muito feliz. Trabalhar com os nossos jovens é fundamental, pois são eles que serão o futuro do nosso país”, comentou Geraldo. “O projeto realizado pela OAB Manhuaçu ficou marcado em todos nós que participamos. Essa proximidade da entidade com a sociedade é muito importante para que tenhamos jovens mais bem preparados no futuro”, completou o prefeito José Carlos.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luisburgo, Silvana Damasceno, parabenizou o projeto e comentou a importância de se trabalhar temas como os que foram discutidos com os jovens. “Como cidadã deste município fiquei muito satisfeita em acompanhar a forma como os advogados lideram este projeto com temas como tráfico de drogas e gravidez na adolescência. Como presidente do Sindicato, me preocupo com a família que trabalha no campo e isso envolve os filhos dos produtores. Quando se aborda assuntos ligados a eles, fico satisfeita. Parabéns à OAB Manhuaçu”, disse Silvana.

Alunos atentos

A participação dos alunos da Escola Estadual Joaquim Knupp foi uma das marcas que ficaram nos corações dos palestrantes. Os jovens ficaram atentos e mais uma vez engrandeceram ainda mais o projeto. Para a aluna Laisa Gabriela Viana Fagundes, “a palestra abordou muitos assuntos interessantes, que dizem respeito ao nosso dia-a-dia dentro e fora da escola. O que me chamou atenção foi o bullying, já que é um tema em alta nas escolas do Brasil e acontece em qualquer lugar”, comentou.

O aluno Matheus Afonso Fonseca também gostou do bate-papo. “Os advogados nos mostraram que somos os responsáveis por muitas ações que antes a gente não ligava muito. Por exemplo, devemos manter a nossa escola em perfeito estado para que outros alunos possam usufruir de conhecimento futuramente. Além disso, chamou a nossa atenção quanto à importância dos professores na vida de todos nós. Eu, particularmente, tenho uma boa relação com todos eles. Devemos muito respeito aos nossos mestres”, finalizou Matheus.

Luiz Nascimento, com informações da Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *