Manhuaçu: Diretoria da OAB visita Cooperativa “Amigas do Meio Ambiente”

oab-1 oab-2A diretoria da 54ª Subseção da OAB/MG visitou  a Cooperativa “Amigas do Meio Ambiente” (AMAM) que funciona no Centro de Apoio à Família (CAF), no bairro São Francisco de Assis, em Manhuaçu. Participaram da visita o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos; o tesoureiro da subseção, Antônio de Carvalho da Silva; o presidente da comissão de bioética e biodireito e provedor do Hospital César Leite, Sebastião Onofre Carvalho; o advogado e empresário, Charbel Felipe Silva; a conselheira do CAF, Elaine Gracie Soares Von Randow e o advogado Layon Nicolas Dias Pereira.

A AMAM surgiu a partir do projeto do CAF de Manhuaçu e tem como prioridade resgatar o potencial criativo e qualificar mulheres para serem inseridas em um contexto de valorização profissional e social. Seu foco está na produção de Bolsas Ecológicas, que são confeccionadas a partir da doação de banners sem utilidade (lonas publicitárias) por empresas e amigos da cooperativa.

As oito mulheres que formam a cooperativa mostram muito talento com corte e costura para criar belas peças, como bolsas de diversos tamanhos, lixeiras para automóveis e até mesmo lancheiras, porta-lápis, dentre outros. E uma das responsáveis por todo esse trabalho é a artista Rita Santos, que começou dando aulas e hoje faz parte da cooperativa como uma das costureiras.

De acordo com a artista, o foco é produzir peças que aproveitem o talento de cada uma das mulheres. “Trabalhamos com mulheres que precisam completar a renda familiar, ou até mesmo ser aquela que mantém o lar. Com a estrutura que temos não conseguimos fazer muita coisa, mas nos esforçamos para atender a todas as demandas que chegam até nós”, explicou Rita.

Recentemente, as costureiras da AMAM encaram um dos seus maiores desafios: produzir 600 bolsas que serão utilizadas por integrantes do Fórum Regional de Educação Ambiental (Forea). “Estamos muito satisfeitas com essa oportunidade. É mais uma chance que temos de mostrar o nosso trabalho. Além disso, também expomos as nossas peças em lugares como a Central de Artes e o Ponto de Cultura. Aproveito a oportunidade para convidar a todos para conhecerem o nosso trabalho nesses lugares, além daqui, no CAF”, comentou Rita parabenizando a visita da diretoria da OAB Manhuaçu.

Para o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, “as mulheres guerreiras que formam a AMAM extraem da reutilização dos materiais descartados, em sua maioria lonas publicitárias, a própria sobrevivência. Por isso, parabenizo cada uma delas pelo esforço e dedicação na confecção de peças que chegam à perfeição”, comentou.

Fonte: Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *