Matipó: Enfermagem da Univértix visita o Hospital do Câncer de Muriaé

visita-muriae visita-muriae-1Os acadêmicos de Enfermagem da Univértix (8º e 9º períodos) visitaram o Hospital do Câncer da Fundação Cristiano Varella, de Muriaé. A visita contou a presença da professora Luíza de Abreu Costa, tendo sido realizada no dia 04/07.

Além da estrutura do hospital, os acadêmicos conheceram um pouco da história, desde o início da Fundação à construção do hospital, que anteriormente apenas realizava o diagnóstico do câncer, se transformando na referência em Minas Gerais e de outros estados brasileiros no diagnóstico e tratamento de todos os tipos da doença, com atendimento humanizado.

Os acadêmicos visitaram e conheceram diversos setores, dentre eles o de Fisioterapia, Arquivo, Laboratório, Enfermaria de cuidados paliativos, Radioterapia e Quimioterapia. Os futuros enfermeiros foram acompanhados e informados de como se dão os procedimentos pelos especialistas Vítor Pereira (enfermeiro responsável pelo ambulatório de quimioterapia) e Rafael Leandro Miranda (dosimetrista), que destacou a formação do câncer (carcinogênese) e seu tratamento, ilustrando as aulas ministradas pela professora Luíza, na disciplina de Tópicos Especiais – Oncologia.

Ao final, os alunos observaram a organização, respeito e humanização no atendimento aos pacientes por parte de todos os profissionais, já que refere-se a um ambiente desgastante e de sofrimento, mas que devido ao cuidado diferenciado e multiprofissional faz-se referência como Hospital do Câncer.

Luiz Nascimento, com informações de Angélica de Lourdes Cotta Lima (8° período de Enfermagem) – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *