Manifestação: apresentadora Xuxa lamenta morte de criança em Santa Bárbara do Leste

Na página oficial do facebook da apresentadora Xuxa Meneghel foi postada uma nota lamentando o fato registrado nesta semana na zona rural de Santa Bárbara do Leste, o caso da mãe e padrasto acusados de torturar os filhos 4,5 e 6 anos, causando a morte do filho mais velho – João Paulo Camilo.

A apresentadora, que recentemente esteve engajada na aprovação da “Lei da Palmada”, também intitulada lei “menino Bernardo”, denominou o post como “Notícia trágica” e destacou “o absurdo, entre tantos absurdos desta história, o motivo”. Ela ressalta o depoimento de uma tia da vítima alegando que as agressões aconteciam porque a mãe as denominavam como bagunceiras. Para a apresentadora, a informação de que as crianças faziam xixi e cocô na cama, seriam ações provocadas por um trauma pelas surras que sofriam constantemente.

Lei da Palmada ou “Menino Bernardo”

A Lei da Palmada, por meio de alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), busca coibir maus-tratos e violência contra menores ao determinar que pais não podem impor castigos que resultem em sofrimento ou lesões aos filhos. Após mais de dois anos de tramitação no Congresso, a proposta foi aprovada no início do mês no Senado.

Tanto na votação no plenário do Senado, quanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a apresentadora Xuxa Meneghel esteve presente, o que foi considerado determinante pela base governista.

A lei foi publicada no Diário Oficial da União e proíbe o uso de castigos físicos e de tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina e educação de crianças e adolescentes. Conhecida como Lei da Palmada, a norma determina que pais, demais integrantes da família, responsáveis e agentes públicos executores de medidas socioeducativas que descumprirem a norma vão receber encaminhamento para um programa oficial ou comunitário de proteção à família, tratamento psicológico ou psiquiátrico e advertência.

A Lei foi rebatizada com o nome Lei Menino Bernardo, em homenagem a Bernardo Boldrini, morto no Rio Grande do Sul com uma injeção letal – o pai, a madrasta e uma assistente social foram indiciados pelo crime em 13 de maio.

Luiz Nascimento, com informações do site: www.portal.tvsupercanal.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *