Santa Bárbara do Leste: mãe e padrasto confessam assassinato de criança de seis anos

padrasto-enteado-morte mae-morte-filho crianca-morta-brEm coletiva à imprensa o delegado responsável pela investigação do desaparecimento de uma criança de seis anos e, posteriormente, a constatação de sua morte, Luiz Eduardo Moura Gomes, falou sobre como a Polícia Civil conseguiu elucidar o caso e encontrar o corpo João Paulo Camilo, de 6 anos, localizado às margens da BR 116, em Dom Corrêa, distrito de Manhuaçu, próximo ao restaurante “Coisas de Minas”, nesta segunda-feira, 30/06.

O padrasto, José Mateus da Silva, de 35, e a mãe, Josina Concebida Moysés, de 36, confessaram o crime e revelaram que após a agressão à criança, ela não resistiu e faleceu. Com medo da polícia, despejaram o corpo às margens da rodovia 116, enrolado em um cobertor.

Entenda o caso

O garoto João Paulo estava desaparecido há alguns dias. A polícia começou a desconfiar do caso e possível envolvimento do padrasto e da mãe, acusados anteriormente de maus tratos. No caso do garoto João Paulo, ele foi muito agredido e machucado pelos dois envolvidos e não resistindo às agressões, morreu. O corpo foi enrolado em um cobertor e simplesmente jogado fora.  A Polícia Civil acredita que a morte tenha acontecido na quinta-feira, 26/06 e a desova no dia seguinte.

Além de várias queimaduras de cigarro na barriga, as costas e glúteos do garoto ficaram muito machucados, ferimentos possivelmente provocados por chicotadas. A violência foi tamanha que um dos testículos apresentava ferimento de corte. A perícia técnica da Polícia Civil esteve no local e realizou o trabalho de praxe. O corpo da criança foi encaminhado ao IML de Caratinga.

Histórico de violência contra as crianças

Inicialmente, o padrasto  José Mateus da Silva e a mãe da criança, Josina Concebida Moysés, de 36 anos, foram presos pela PM pelo crime de tortura e omissão. As crianças de 4 e 5 anos eram torturadas com arreio de cavalo.

Segundo o delegado responsável pela investigação do caso, Luiz Eduardo Moura Gomes, as crianças foram encaminhadas para o IML de Caratinga, sendo constatado pelo médico legista que as lesões eram muito graves. “As crianças haviam sofrido agressões seguidas com o que o autor alega ser um arreio, aquele chicote usado em cavalos. Uma das crianças ainda apresentava queimadura na face. Todas as lesões sem tratamento. As crianças estavam com febre e correndo risco de morte”, destacou, ressaltando que posteriormente as crianças foram encaminhadas ao Pronto Atendimento Municipal de Caratinga e seguem internadas.

O caso de tortura envolvendo mãe e padrasto aconteceu no córrego Barra Alegre, na zona rural de Santa Bárbara do Leste. Os meninos foram encontrados com ferimentos graves deitados em cima de uma cama. A tortura contra as crianças foi descoberta depois que a Polícia Militar foi chamada para registrar o desaparecimento de João Paulo Camilo, de 6  anos, que nessa altura já devia estar morto.

Na delegacia, os responsáveis pelas crianças prestaram depoimentos. Segundo o delegado, a mãe alega que o padrasto é quem provocava as lesões, batia de forma constante. O padrasto alega que bateu, mas a mando da mãe.

Ao conversar com a reportagem do Super Canal, José Mateus e Josina Concebida apresentaram as suas versões. O padrasto afirmou “ela (mãe) é uma pessoa muito nervosa. No início ela até chegava a agredir os meninos, mas aí eu fui falando com ela que não pode agredir. Perto de mim ela agrediu uma vez, começou a querer bater no menino com o corrião e eu falei que não podia, porque ela poderia até ir presa. Pelo menos perto de mim, nunca mais eu agredi”.

A mãe informou que nunca bateu e quando indagada sobre os ferimentos e o estado de saúde dos filhos e a falta de procura por uma assistência médica, ela justificou: “ele (padrasto) estava trabalhando no carro e eu não tinha número de ambulância, nem telefone para levar eles no médico”.

As crianças seguem internadas. Após receberem alta, serão liberadas a familiares, a tios, irmãos do pai falecido, que estão dispostos a ficar com as crianças.

Luiz Nascimento, com informações do site www.portal.tvsupercanal.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *