Vida e Saúde: cuidados para manter a voz saudável

Passar um dia rouco já é o suficiente para perceber o quanto a voz é importante para o ser humano. Por meio dela, conseguimos comunicar nossos pensamentos e emoções, além de revelarmos muito da nossa personalidade.

Os cuidados com esse meio de expressão é essencial. “Cuidar da voz é uma questão de condicionamento físico. Ela precisa estar forte para aguentar as variações do dia a dia”, aconselha a fonoaudióloga Thays Vaiano.

“O ideal é prestar atenção nos sinais que a voz nos dá. Ficar rouco com frequência, sentir dor, dificuldade na hora de falar ou viver com a garganta coçando são sinais de que algo vai mal”, completa a especialista. Para evitar esses incômodos e garantir uma voz saudável, confira dicas de fonoaudiólogos:

Evite pigarros: “Ao efetuar muitos pigarros com o objetivo de melhorar a secreção presente nas pregas vocais, o efeito é exatamente contrário”, adverte a fonoaudióloga Sonia Salama, membro do Comitê Nacional de Fluência da Fala. Por isso, para compensar a necessidade de tossir ou pigarrear forte, tente beber água ou deglutir algumas vezes.

Bocejar alivia tensões do pescoço e da cabeça

Boceje! O lema é relaxar. Aproveite ao acordar para bocejar e espreguiçar, ações que podem diminuir a tensão da região do pescoço e dos ombros. “Transforme também a hora do banho em um momento de relaxamento. Faça alguns exercícios movimentando os ombros e o pescoço na água morna”, aconselha a fonoaudióloga Solange Dorfman.

Cigarro faz mal para a laringe

Evite o cigarro. Ele é um dos maiores vilões da voz – e da laringe! “Causa irritação e pode provocar laringite. Com o tempo, a voz engrossa e perde a potência”, explica Sonia Salama, fonoaudióloga. A nicotina, associada ao calor da fumaça, resseca as cordas vocais fazendo com que você fique rouco ou force ainda mais a musculatura para falar. E as consequências não ficam por aí: estudos comprovam que a incidência de câncer de laringe é maior em fumantes.

Álcool em excesso faz mal

Beba álcool com moderação. Ele também irrita as vias respiratórias e altera a qualidade vocal. Alguns cantores costumam dizer que a bebida ajuda a “aquecer” a voz. Mas não caia nesse mito! “O excesso de álcool pode até gerar um efeito agradável de relaxamento, mas também tem o efeito de anestésico”, explica a fonoaudióloga Sonia. Com as pregas vocais “amortecidas”, não conseguimos controlar o esforço que utilizamos ao falar e podemos exagerar, causando um grande desgaste.

 Evite café em excesso

Não tome muito café. Essa bebida energética também é censurada quando o assunto é saúde vocal. Os responsáveis são o teor de cafeína e a temperatura elevada do café. “Eles desidratam as cordas vocais, assim como o cigarro, e provocam um aumento da acidez no estômago, causando refluxo e ardor na hora de falar”, alerta a fonoaudióloga Thays Vaiano.

Articule a boca ao falar

Articule bem as palavras. A leitura labial e a boa dicção são importantes na comunicação. Articular bem a boca ao conversar facilita que os outros entendam o que você quer dizer e evita que você tenha que falar mais alto ou gritar para conversar.

Não force a voz

Não grite, não sussurre. Fale normalmente. Usar a voz em tom mais alto ou mais baixo que o habitual necessita um esforço maior, que pode provocar a formação de nódulos. “O calo acontece quando a pessoa força demais a musculatura e produz um choque entre as cordas vocais, devido a essa tensão exagerada. Como consequência, a voz fica com um agudo muito irritante e as pessoas perdem até mesmo o fôlego para falar”, explica José Antônio Pinto, otorrinolaringologista do Hospital e Maternidade São Camilo.

Respirar pela boca pode ressecar a garganta

Preste atenção na sua respiração. Respirar pelo nariz é sempre mais saudável. Problemas respiratórios – a maioria de fundo alérgico – nos levam a respirar pela boca. Com isso, a garganta fica mais ressecada e fazemos um esforço maior para falar e respirar.

Água hidrata a garganta

Tome bastante líquido em temperatura ambiente. A hidratação é a chave para cuidar das pregas vocais. O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas. “Dessa forma, toda a área das pregas vocais fica mais lubrificada”, afirma a fonoaudióloga Sonia Salama. Se sua garganta for sensível ou já estiver irritada, também é interessante evitar líquidos muito gelados.

Refluxo gástrico prejudica a voz

Tire do cardápio alimentos que causam azia e má-digestão. O motivo é o refluxo gástrico, que é ácido e pode irritar a garganta. A fonoaudióloga Solange Dorfman também recomenda manter sempre uma alimentação equilibrada, sem ficar muitas horas em jejum, e mastigar bem os alimentos.

Forçar a voz por muito tempo faz mal

Procure não gritar, falar muito alto ou cantar durante muito tempo. Alterne períodos de descanso vocal com atividades nas quais você tem que falar muito. “Usar a voz seguidamente durante muito tempo pode levar a uma fadiga muscular”, justifica a fonoaudióloga Solange. Aos profissionais que precisam fazer uso diário e constante da voz – como professores, cantores, atores e jornalistas -, fica a dica da fonoaudióloga Thays Vaiano: “Tente não concentrar a força no pescoço, pois é esta força cervical que compromete o aparelho fonador”.

Ar condicionado resseca o aparelho fonador

Evite ficar muito tempo em ambientes com ar condicionado. Ele compromete a respiração e resseca o aparelho fonador. É preciso fazer um esforço muito maior com as cordas vocais para produzir o mesmo som que seria emitido sem tanta dificuldade em um ambiente livre de ar condicionado.

Temperos podem provocar irritação

Nada de muitos condimentos na comida. Pimenta e outros temperos podem deixar a comida mais saborosa, mas o exagero pode provocar irritações nas cordas vocais. Dependendo da sensibilidade, nem mesmo um bom gole de água pode aliviar a complicação.

Fonte: www.minhavida.com.br – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *