Copa do Mundo: Holanda goleia Espanha; México e Chile vencem.

5 a 1: Holanda põe Espanha na roda

O segundo dia da Copa do Mundo 2014 teve três excelentes jogos e erros de arbitragem. Na partida do México contra Camarões, o juiz anulou dois gols legítimos. Na partida entre Chile e Austrália também houve erros na arbitragem.

A principal e mais empolgante partida do dia foi entre Espanha e Holanda, reeditando a final da copa de 2010. A Espanha havia tirado dos holandeses o que ele mais queriam na África do Sul. Era o título da Copa do Mundo. Os laranjas tiveram que esperar quatro anos para o reencontro. Uma segunda final para eles. E foram cruéis. Foi mais do que um gol para cada ano de espera. De virada, aplicaram um inquestionável 5 a 1 com atuações destacadas de Van Persie e Robben. Colocaram a Roja na roda. Teve direito a olé e ola nas cadeiras da Arena Fonte Nova, na partida de abertura do grupo B. Foi um jogo memorável. Dessa vez, para o outro lado.

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi dos centroavantes. Mas não havia dúvidas de que Diego Costa seria o primeiro a aparecer. Vaiado no anúncio da escalação, ele virou alvo fácil da torcida. Não teve paz. Chegou a ser xingado: “Dieeego via…”. Mas ele gosta pressão. Gosta também de provocar o público. O jogo estava parelho. Teve apenas uma chance clara. Aos sete minutos, Robben foi genial. Passou para Sneijder, que, na frente de Casillas, facilitou a defesa do goleiro.

Enquanto isso, o centroavante espanhol continuava sendo perseguido. Até que deu o troco para o público. Foi malandro. Cavou um pênalti. De Vrij deslizou na área na tentativa de roubar a bola. Foi limpo. Diego Costa se jogou. Após o soar do apito, levantou-se. Olhou para a torcida e fez um gesto pedindo calma. Na cobrança, Xabi Alonso foi preciso e abriu o placar chutando no lado direito do goleiro.

Na sequência, a Espanha teve mais tempo para ampliar o seu tiki-taka. Trabalhou a bola com mais facilidade. Parecia ter o controle. Iniesta, Xavi e David Silva lideraram o sistema ofensivo pressionando a linha de cinco defensores da Holanda. Em um lance genial, aos 42 minutos, Iniesta enfiou a bola para David Silva. Ele tentou tirar do arqueiro, mas Cillesen teve méritos na defesa. O jogo parecia controlado. Só parecia. Aos 44, ninguém da defesa espanhola imaginava que o lançamento de Blind atravessaria metade do campo e iria para na cabeçada genial de Van Persie. Foi o empate.

Segundo tempo

A Holanda voltou dos vestiários ainda mais forte. Blind com a mesma precisão. Aos sete minutos, ele lançou Robben. O cérebro ofensivo da equipe de Van Gaal puxou para a esquerda – sempre ela. Piqué caiu. Veio o chute preciso e a virada no placar. Sem tempo para os espanhóis pensarem. A parte laranja da Arena Fonte Nova fez ainda mais barulho.

Os holandeses seguiram com o estilo de marcação forte e saídas rápidas para o ataque. Assim, Van Persie chegou a carimbar o travessão em mais uma finalização quase perfeita.  Era pressão. Aos 19, Sneijder cobrou a falta na área. Van Persie se chocou com Casillas. O juiz deixou o jogo correr. No pé da trave, De Vrij completou para o fundo das redes.

Já parecia ser muito para a Holanda. Mas não era. Estavam com sede de dar o troco. Virou uma goleada histórica. Aos 26 minutos, mais um golpe holandês. Casillas falhou na saída de bola. Novamente, o camisa 9 estava lá. Tomou o que julgava ser dele e fez o quarto gol. A Fonte Nova ficou ainda mais laranja. Teve ola pelas arquibancadas, gritos de olé,‘trenzinho’ atrás da meta espanhola e mais um gol. Aos 40, Robben fez o que quis na área. Humilhou Casillas e fechou a conta sem pedir troco.

Os times

Espanha

Casillas; Azpilicueta, Sergio Ramos, Piqué e Alba; Busquets, Xabi Alonso (Pedro), Xavi, Iniesta e David Silva (Fábregas); Diego Costa (Fernado Torres). Técnico: Vicente Del Bosque

Holanda

Cillessen; Janmaat, Vlaar, De Vrij (Veltman), Martins Indi e Blind; De Jong, De Guzman (Wijnaldum), Snjeider; Robben e Van Persie (Lens). Técnico: Louis Van Gaal

Chile vence Austrália por 3 a 1

Depois de a Espanha levar 5 a 1 da Holanda, um pouco mais cedo, começou-se a especular que o Chile poderia passar como segundo do Grupo B e pegar o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo. Mas, se quiser conseguir este feito, os chilenos terão que jogar mais do que mostraram na estreia, nesta sexta-feira. Depois de um início arrasador e apesar de atuar praticamente em casa na Arena Pantanal, em Cuiabá, o time sul-americano sofreu para vencer a Austrália por 3 a 1.

Time de bom toque de bola, o Chile acabou sucumbindo à força física dos australianos, que no segundo tempo passaram a merecer o empate, tanto que chegaram com perigo ao gol defendido por Cláudio Bravo. Valdivia, que fez o segundo gol, e Vidal, escalado como titular, saíram cansados no segundo tempo no calor da capital do Mato Grosso.

Com a vitória, a seleção chilena é segunda do Grupo B, atrás da Holanda. Na quarta-feira, às 16 horas, o Chile pega a Espanha, no estádio do Maracanã, e um empate já será um ótimo resultado. Já a Austrália vai até Porto Alegre para pegar a Holanda, também na quarta, mas às 13 horas.

México derrota Camarões. Dois gols anulados

Sob forte chuva, a seleção do México conquistou a vitória no segundo jogo da Copa do Mundo do Brasil ao bater Camarões por 1 a 0. Abrindo a rodada desta sexta-feira, o time do técnico Miguel Herrera precisou superar os erros da arbitragem, que anulou dois gols legítimos de sua equipe, para alcançar a mesma pontuação do Brasil no Grupo A e empolgar a torcida mexicana presente na Arena das Dunas, em Natal.

Com o triunfo, o México também soma três pontos na chave, mas aparece na segunda colocação por ter menor saldo de gols (2 a 1). Camarões e Croácia ocupam o terceiro e o quarto lugares, respectivamente. Os croatas ocupam a lanterna porque levaram três gols da seleção brasileira na última quinta, no jogo de abertura.

Assim como o jogo disputado no Itaquerão, a partida desta sexta foi marcada por erros de arbitragem. O trio colombiano liderado pelo árbitro Wilmar Roldán irritou o time mexicano por anular de forma equivocada dois gols marcados por Giovani dos Santos, ambos no primeiro tempo.

Somente com a terceira bola na rede o México pôde comemorar com seus torcedores. Peralta, algoz do Brasil na final olímpica em Londres, em 2012, foi o autor do gol. Com presença maciça na Arena das Dunas, a torcida gritou “olé” e exaltou a superioridade mexicana, que sofreu com o jogo “pegado” de Camarões.

Na próxima rodada do Grupo A, o México será o adversário da seleção brasileira, na próxima terça, na Arena Castelão, em Fortaleza. Camarões vai duelar contra a Croácia na quarta, na Arena Amazônia, em Manaus.

Fonte: www.superesportes.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *