18 de maio: Dia da Luta Antimanicomial. Uma luta de todos

SIM AOS CUIDADOS, NÃO À EXCLUSÃO (Adote este lema como seu)

Historicamente, as pessoas portadoras de transtornos mentais severos e usuários de alcool e  drogas ilícitas eram confinadas e submetidas às mais perversas condições e situações de violência através da internação em hospitais psiquiátricos fechados, onde na maioria das vezes eram abandonadas pela família e sociedade. Diante destas condições, surge a reforma psiquiátrica criada a partir de um movimento dos profissionais de saúde e familiares de pacientes, trazendo uma nova proposta, que seria o cuidado destes pacientes, através da melhoria de qualidade de vida, inclusão social e cidadania.

A reforma Psiquiátrica consiste no progressivo deslocamento do centro do cuidado para fora dos hospitais psiquiátricos, em direção à comunidade. Por isto todos  (associação de moradores, rede básica de atenção à saúde, pronto atendimento, hospitais gerais e sociedade em geral) são responsáveis por esta nova maneira de cuidar.

Em Manhuaçu, os portadores de transtornos mentais são tratados no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II). E os usuários de álcool e drogas ilícitas no CAPS Ad II.

Os CAPS foram criados para serem substitutivos às internações psiquiátricas e são serviços de saúde abertos e comunitários que trabalham o lema  POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS . Eles  funcionam de  Segunda à Sexta-feira, de 8:00 às 18:00 horas oferecendo atendimentos de psiquiatria, psicologia, enfermagem, serviço social e terapia ocupacional.

Oferecemos um serviço de atenção diária onde o usuário e seus familiares podem nos procurar, para juntos, pensarmos a melhor intervenção para cuidar do sofrimento.Também nos preocupamos com a inserção social e reabilitação do usuário.

As pessoas atendidas nos CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida.

VERDADES E MENTIRAS SOBRE DOENÇAS MENTAIS:

* As doenças mentais são apenas fruto da imaginação. MENTIRA

* As doenças mentais são doenças verdadeiras que causam muito sofrimento, podendo inclusive levar o doente à morte. VERDADE

* As doenças mentais são “manias”, fraqueza de caráter. MENTIRA

* As doenças mentais são causadas por fatores biológicos, psicológicos e sociais, e atingem todas as classes sociais com a mesma intensidade. VERDADE

* Pessoas com doenças mentais são perigosas e devem ser excluídas da família, da comunidade e da sociedade. MENTIRA

Desde que tratadas, as pessoas com problemas de Saúde Mental não representam perigo para a família, comunidade ou sociedade. Por esse motivo, devem ser inseridas na comunidade, podendo assim levar uma vida normal, feliz e produtiva, como todo mundo. VERDADE

Existem, espalhados por este Brasil afora, encontros de pacientes, familiares e profissionais de saúde mental. Nestes encontros se discute a idéia de uma sociedade  sem manicômios e da criação de dispositivos de atenção ao portador de transtorno mental afim de tratá-lo como sujeito respeitando as suas dificuldades e incentivando o exercício de sua cidadania. VERDADE

Em Manhuaçu, a AFAUSME – Associação de Familiares, Amigos e Usuários da Saúde Mental – reúne-se mensalmente para discutir a dinâmica de atenção ao portador de transtorno mental, suas dificuldades e seus sucessos afim de divulgar junto à comunidade um novo conceito sobre o “louco” e a forma de tratá-lo. Assim como as outras associações, a AFAUSME propõe o SIM AOS CUIDADOS E NÃO À EXCLUSÃO, porque já perceberam que cuidar do paciente é uma ótima estratégia de recuperação.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: MANICÔMIO FAZ MAL PARA A SAÚDE.

Informativo elaborado pela Equipe Técnica do CAPS II – SUS Manhuaçu

Leia também:

https://www.manhuacunews.com.br/2014/05/15/manhuacu-atencao-psicossocial-promovera-dia-da-luta-antimanicomial/

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *