Manhuaçu: Atenção Psicossocial promove Luta Antimanicomial. Veja programação

01O Dia da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, será lembrado em Manhuaçu durante quatro dias, no período de 19 a 23/05. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) está organizando uma série de atividades para promover a comemoração.

A coordenadora do CAPS, psicóloga Lia Márcia Emerick, explica que a data deve ser lembrada todos os anos, tendo em vista que a sociedade não pode perder de vista o tratamento fora dos manicômios, mais próximo da família, sem internações como no passado, onde as pessoas com transtorno mental eram, quase sempre, esquecidas pela sociedade.

Para a coordenadora do CAPS, com a diminuição de leitos em hospitais psiquiátricos e o tratamento dos pacientes com transtorno mental em suas respectivas comunidades, a sociedade pode acompanhar mais de  perto os resultados, pois os pacientes estão aí em todos os lugares. A psicóloga considera os resultados positivos. Mas, Lia Márcia Emerick, informa que nos casos mais extremos, onde haja risco para os pacientes e pessoas próximas, encaminha-se para internações nos centros referenciados.

CAPS de Manhuaçu

O município possui duas unidades de CAPS, sendo uma delas para tratamento de dependentes químicos, onde são atendidas pessoas dependentes de álcool e outras drogas. Os pacientes não são internados. São admitidos durante o dia e à noite retornam para seus lares. No CAPS são acolhidos, participam de oficinas terapêuticas, desenvolvem atividades físicas, recebem atenção médica e farmacêutica, bem como participam de atividades externas. Também está em estudo a criação de uma unidade de CAPSi para acolher crianças e adolescentes, hoje encaminhadas para outros centros.

Programação

No período de 19 a 23/05, serão realizadas diversas atividades com os pacientes na sede do CAPS, localizada no bairro Todos os Santos. Estão programadas apresentações de Banda Musical, piquinique, etc., confira:

Dia 19 – Segunda-feira- 14:00 – Banda de Música do 11º Batalhão, apresentação de Talentos dos CAPS e Exposição de Trabalhos na quadra.

Dia 20 – Terça-feira – 8:30 as 15:00  – Gincana na quadra.

Dia 21 – Quarta-Feira – 8:00 as 16:00 – Exposição e venda dos trabalhos artesanais .

Dia 22 – Quinta-Feira – 14:00 – Teatro sobre Saúde Bucal no CAPS II.

Dia 23 – Sexta-feira – 13:30 – Show de Música. Você é o artista.

Desta forma, O CAPS pretende integrar ainda mais ao pacientes com estas atividades e oferecê-los a oportunidade de uma atividade no centro da cidade. “Queremos realizar comemorações para o paciente e que seus familiares e amigos, bem como toda a sociedade, nos apoiem. Afinal, se você apresentasse um transtorno mental, onde você gostaria de ser tratado: mais perto de sua casa ou ser internado em um hospital psiquiátrico? Hoje, Manhuaçu oferece este tratamento com qualidade e todos podem conhecê-lo”, reforça a coordenadora do CAPS, Lia Márcia Emerick.

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *