Manhuaçu: 1º Fórum da Saúde do Trabalhador. 18 delegados eleitos

DSC00978

Participantes de Manhuaçu e toda região

Aconteceu em Manhuaçu, na quinta-feira, 08/05, o 1º Fórum de Discussão da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Participaram representantes dos municípios que compõem as Microrregiões de Manhuaçu e Carangola. O evento foi realizado em preparação para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que terá mais uma etapa ampliada no dia 15/05, em Ponte Nova (MG). Manhuaçu será representado por 18 delegados eleitos.

Objetivo

O objetivo da Conferência é propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Em Manhuaçu, a organização contou com a participação do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Referências Técnicas de outros municípios da Micro e Prefeitura.

Desenvolvimento dos temas

Os temas foram divididos em 4 eixos:  “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado”, abordado por Elisabeth Malta Marçal, de Manhuaçu.  O Desenvolvimento Socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora, teve a explanação de Giselly Nunes de Oliveira Franco, de Manhumirim;  Fortalecer a  participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora, foi apresentado por Gilmara dos Santos, de Espera Feliz;  A  efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade nas três esferas de governo, foi detalhado por Dávia Corredouro Benedito, de Manhumirim; por último, o eixo Financiamento da Política  Nacional de Saúde do Trabalhador, nos Municípios, Estados e União, foi abordado pela Assistente Social da Secretaria de Saúde de Manhuaçu, Márcia Maria Henrique.

Delegados eleitos/Manhuaçu

Os municípios presentes e as classes presentes elegeram seus delegados para participação na sequência das discussões em Ponte Nova  e Belo Horizonte e, posteriormente, em Brasília. Os representantes de Manhuaçu, são: Elisabeth Malta Marçal, Fernando Rocha de Jesus, Edna Trindade Sobrinho, José Nei Pereira, Carmen Lúcia Moreira Schuenck,Virgilio Nascimento da Costa, Daniella Arruda Mendes Silva, Otarcísio Rodrigues Garcia, Nelson de Abreu e Ângela Maria de Oliveira.

Luiz Nascimento, com informações do Conselho Municipal de Saúde

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *