Vida e Saúde: campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

vacina-influenza-gripeA campanha de vacinação contra gripe se encerraria nesta sexta-feira, 09/05, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde. As metas planejadas não foram alcançadas.  Todos que integram o público-alvo da campanha e que ainda não se vacinaram devem procurar os serviços de saúde. A vacina demora em torno de 15 dias para proteger e, quanto mais demorar para tomá-la, corre-se o risco de ter contato com o vírus antes de ter sido vacinado ou de já ter a proteção da vacina. No final deste mês de maio inicia-se o período de maior circulação do vírus, daí a importância de se atingir a meta o mais rápido possível.

Importância da prorrogação

Os municípios que ainda não atingiram a cobertura devem buscar atingi-la para todos os grupos prioritários (crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e pessoas com comorbidade)
mesmo depois da data prevista para o encerramento da campanha. O prazo final para o encerramento da campanha será a data em que a meta for atingida, portanto, cada município terá que analisar os seus
dados e definir o seu encerramento.

Só depois de esgotada todas as possibilidades de vacinação do grupo-alvo desta campanha e garantido que a cobertura de 80% tenha sido atingida, cada município define o público que será incluído na vacinação.

Luiz Nascimento, com informações Epidemiologia Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *