Manhuaçu: Fórum da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora será na quinta-feira

logoManhuaçu realiza na próxima quinta-feira, 08/05, o 1º Fórum de Discussão da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora da Microrregião de Manhuaçu e Carangola. O evento acontece em preparação para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – 4ª CNSTT, convocada pela Portaria GM/MS nº. 2.808/12. O Fórum acontecerá na Câmara de Vereadores, de 08:00 às 17:00.

Objetivo

O objetivo da Conferência é propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Em Manhuaçu, a organização conta com a participação do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Referências Técnicas de outros municípios da Micro e Prefeitura. Após a Conferência em âmbito municipal, será realizada a Conferência na Região Ampliada de Saúde, em Ponte Nova, no dia 15/05.

Para toda classe trabalhadora

O Fórum de Discussão estará aberto a todos os trabalhadores de diferentes profissões. A população da microrregião foi dividida de acordo com os critérios estabelecidos para que todos os municípios tenham  estejam representados. Também terão participação fundamental os conselheiros municipais de saúde.

As representatividades na Conferência serão paritárias, ou seja, haverá divisão das vagas entre representantes de gestores, prestadores, trabalhadores de saúde e usuários (conselheiros de saúde – representantes de usuários e demais profissões obedecerão o critério dos 50%), para os delegados eleitos.

Abertura/programação

A abertura está prevista para as 09:00, com a presença do prefeito de Manhuaçu, Dr. Nailton Cotrim Heringer; secretário Municipal de Saúde, Dr. José Rafael de Oliveira Filho; diretora regional de saúde/Manhumirim, Dra. Soraia Ferreira Caetano de Carvalho e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sr. Nelson de Abreu.

Os temas a serem abordados serão: “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado”; O desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora; Fortalecer a  participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora; A  efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e  da  intersetorialidade nas três esferas de governo e Financiamento da Política  Nacional de Saúde do Trabalhador, nos Municípios, Estados e União. Após as palestras haverá debates e respostas aos questionamentos da assembleia.

A tarde, a partir de 13:30, serão divididos grupos entre os participantes para discussão de propostas e, posteriormente, eleição dos delegados e aprovação das propostas para apresentação em Ponte Nova, no dia 15/05. O município de Manhuaçu tem direito a 18 delegados.

Luiz Nascimento, com informações do Conselho Municipal de Saúde 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *