Vida e Saúde: mitos e verdade sobre a caspa

O natural é que a pele do couro cabeludo se renove em média a cada mês, mas pode acontecer de essa troca ficar mais acelerada e intensa por causa de algum distúrbio do organismo, de fatores externos ao corpo ou do fungo Pityrosporum ovale. O resultado é a indesejável caspa (ou seborreia), que deixa seus inconfundíveis vestígios que todos percebem.

As razões do problema  e a forma de se livrar dele você já conhece, mas convidamos as dermatologistas Carolina Marçon e Miriam Sabino para esclarecer o que é mito e o que é verdade sobre o assunto.

Água quente é um dos motivos?

Verdade. Isso porque a temperatura elevada estimula a secreção sebácea, podendo dar origem ao mal ou acentuando-o.

Só aparece no inverno?

Mito. As estações do ano não são desencadeadoras. Alguns hábitos adotados no frio pioram o quadro, como os banhos quentes, que ressecam a pele. Já o calor estimula a produção em excesso de glândulas sebáceas, contribuindo também para o surgimento.

Os métodos caseiros, como usar limão, resolvem?

Mito. Não há comprovação científica de que isso, de fato, seja verdade. Os sintomas podem até piorar dependendo do que você faça. Usar essa fruta cítrica e se expor ao sol provoca queimaduras, por exemplo.

Lavar todos os dias é prejudicial?

Mito. “A maior ou menor frequência é aconselhável em função de características do couro, que pode ser ressecado ou oleoso”, observa Carolina. Em alguns casos, como os de quem tenta reduzir a oleosidade, a lavagem diária é uma aliada.

Existe mais de um tipo?

Verdade. Cabelos secos favorecem o surgimento de pontinhos brancos evidentes em roupas escuras. No caso oposto, costumam aparecer pequenas crostas grudadas à cabeça.

Só adultos têm?

Mito. Pessoas de qualquer idade estão sujeitas, inclusive em bebês e crianças.

Escova progressiva favorece?

Meia verdade. “Ela irrita a derme e faz o corpo se ‘defender’, gerando uma descamação”, explica Miriam. Entretanto, não é sempre que isso acontece.

A alimentação influencia?

Meia verdade. Algumas pessoas têm sensibilidade a alimentos muito gordurosos, o que agrava a seborreia. Além disso, uma dieta deficiente também prejudica a saúde e impacta de outras formas no nosso corpo.

O crescimento dos fios é prejudicado?

Verdade. O motivo, neste caso, é que os nutrientes que seus cabelos precisam para se defender não chegam à raiz devido ao distúrbio.

É contagiosa?

Mito. Ao contrário de um resfriado, por exemplo, não se transmite a outra pessoa.

Quem tem, pode ficar careca?

Verdade. Quando não há tratamento ou ele é feito incorretamente, o excesso de oleosidade gera coceiras, machucados e inflamações. Como resultado, a saúde dos fios é prejudicada e eles podem cair.

Não tem cura?

Verdade. Ela é considerada crônica, mas facilmente atenuada com o tratamento adequado por meio de produtos específicos, higiene correta, controle do estresse e uma alimentação saudável.

Fonte: www.portalvital.com

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *