Manhuaçu: Autismo é tema de palestra no Hospital César Leite

autismo-hclO Hospital César Leite (HCL), através da Comissão de Residência Médica (COREME), em parceria com a Associação dos Amigos dos Autistas, realizou palestra com o tema: “Autismo”, com o médico psiquiatra Dr. Vinícius Nunes de Souza.

Profissionais de saúde, professores, pedagogos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprender um pouco mais sobre as particularidades do transtorno.

O Provedor do Hospital César Leite, Sebastião Onofre Carvalho, fez a abertura e agradeceu a presença de todos, dando em seguida, a palavra ao palestrante Dr. Vinícius Nunes.

Com uma linguagem bem prática, a palestra abordou as dificuldades de diagnóstico, como lidar com a falta de conhecimento, os sintomas e a necessidade de avaliação precoce dos pacientes para um tratamento eficaz.

O autismo é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento.

Durante a palestra, além das causas e das formas de identificar indícios do austimo, Dr. Vinícius Nunes ressaltou o fato de muitos autistas estarem conquistando seu espaço na sociedade e que o diagnóstico rápido é fundamental para o tratamento.

Sobre sinais, o médico psiquiatra explicou que “existem sintomas mais graves e outros leves. O pai ou o professor deve ficar atento para as crianças que não falam, apontam menos as coisas, olham menos no olho, tentam se isolar e tem dificuldade em brincar.

A palestra no Hospital César Leite teve a participação de médicos pediatras do corpo clínico e residentes, assistentes sociais, enfermeiros, educadores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, neurologistas, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos eodontopediatra.

Segundo a COREME, o evento contou com a presença de profissionais do CAPS Manhuaçu e Simonésia, APAE Manhuaçu, CREADI/APAE Espera Feliz, Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu, Superintendência Regional de Ensino e Escolas Estaduais, secretário de saúde de Manhuaçu José Rafaele do NASF de Manhuaçu.

Ao final do evento, o diretor clínico do HCL, Dr. Alex Nagem Machado, explicou que um seminário está sendo preparado para o segundo semestre com a presença de especialistas na área de neurologia.

O médico Dr. Luiz Carlos Lemos Prata – Presidente da COREME (Comissão de Residência Médica) – ressaltou a satisfação com a presença do médico psiquiatra Dr. Vinícius Nunes de Souza, que é de Manhuaçu e está retornando para a cidade e pontuou a importância da palestra. “O programa de residência médica tem também esse perfil, de trazer informações para a comunidade. Essa palestra marca o início dessa atuação para divulgar o conhecimento também para as outras instituições e profissionais da região”, destacou.

 

Luiz Nascimento, com informações da Assessoria do HCL – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *