Manhuaçu: prefeitura promove mutirão contra Dengue. Engenho da Serra e Santa Terezinha

manhuacu-mutirao-combate-dengueA Prefeitura de Manhuaçu promove nesta terça-feira, 01/0, um mutirão de limpeza com foco no combate a Dengue. As ações, que terão início nos bairros Engenho da Serra e Santa Terezinha, serão desenvolvidas em conjunto entre as Secretarias de Obras e de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância Ambiental.

O mutirão de limpeza consiste na ação de agentes públicos de saúde, que vão visitar imóveis públicos, terrenos baldios ou lotes de terceiros sem o devido cuidado para efetuaram varredura. Depois de vistoriado, se necessário, será realizada a limpeza do local. Já lixo e objetos que acumulem água em residências particulares deverão ser colocados na calçada para recolhimento por parte da Prefeitura.

“Vale ressaltar que a limpeza deverá ser feita pelo morador. A Prefeitura (Secretaria de Obras) se responsabiliza somente pelo recolhimento do lixo que, se não for retirado, pode se transformar num criadouro perfeito do mosquito Aedes aegypti “, explicou a coordenadora de Vigilância Ambiental de Manhuaçu, Emilce Estanislau Muniz.

No caso de limpeza por parte dos agentes públicos em lotes de propriedade particular, o dono poderá ter que pagar uma taxa. Como o mutirão trata de ação para contenção de doença, o município tem a prerrogativa de entrar nesses locais, fazer a limpeza e cobrar uma taxa, que será apresentada quando o dono quitar o IPTU, por exemplo.

Capacitação e início

Nesta segunda-feira, 31/01, um dia antes de iniciar os trabalhos do mutirão, os agentes públicos de saúde passarão por capacitação. O objetivo é orientar os profissionais quanto às técnicas que deverão ser utilizadas e reiterar o compromisso deles em desempenhar papel fundamental para a diminuição de infestação do mosquito em Manhuaçu.

A Vigilância Ambiental trabalha com quatro estratos de amostragem. Três na sede e um no distrito de Vilanova. Desses, o número três, que compreende os bairros Operários, Colina, Catuaí, Coqueiro, Santana, Baixada, Pinheiro, Bom Pastor, Santa Terezinha, Engenho da Serra, continua sendo o que mais preocupa as autoridades públicas. Por isso, eles deverão receber o mutirão de limpeza prioritariamente.

“Em janeiro, o índice apresentado era 2,4%. Desta vez, identificamos número de 2,1%. Apesar da redução, ainda é o mais alto do município. Para o estado é considerado de alerta máximo. Por causa destes dados, vamos começar o mutirão pelos bairros Santa Terezinha e Engenho da Serra. os demais também receberão o mutirão. Só depois é que iremos passar daquela área. Vamos seguir critério epidemiológico”, informou Emilce.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *