Minas: Atlético completa 106 anos nesta terça-feira, 25/03

O Atlético completa, nesta terça-feira, 106 anos de história como atual campeão da América. O título da Copa Libertadores, conquistado em 2013, com campanha épica, “lavou a alma” alvinegra depois de anos de frustrações.

O objetivo agora é buscar o bi da Libertadores. O time, agora sob o comando do técnico Paulo Autuori, ainda é visto com desconfiança por torcedores, mas lidera o Grupo 4 do torneio, com oito pontos, em 12 disputados.

O empate em casa na rodada passada, frente ao Nacional (PAR), aumentou as cobranças sobre o técnico Paulo Autuori. Já a goleada por 4 a 1 sobre o América, na partida de ida das semifinais do Campeonato Mineiro, devolveu a confiança aos jogadores.

Restando duas rodadas para o término da fase de grupos da Libertadores, o Atlético busca assegurar vaga nas oitavas de final encarando o Independiente Santa Fé (COL), quinta-feira da semana que vem na Colômbia, e o Zamora (VEM), dia 10 de abril, no Independência.

Aniversário sem evento oficial

A diretoria do clube não programou nenhum evento oficial pela data. Mas os torcedores prometem não deixar o aniversário do Galo passar em branco. Uma carreata está sendo organizada pelos atleticanos. A concentração será no Mineirão a partir das 18h30. De lá, os torcedores vão seguir até a sede do Atlético, em Lourdes. Um trio elétrico vai animar a comemoração.

História

O mais antigo time de futebol de Minas em atividade completa 106 anos. Uma história que começou com 22 garotos reunidos no dia 25 de março de 1908 no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte, para fundar o Athlético Mineiro Football Club e que, em 1912, passaria a se chamar Clube Atlético Mineiro.

Os 22 fundadores (Aleixanor Alves Pereira, Antônio Antunes Filho, Augusto Soares, Benjamim Moss Filho, Carlos Maciel, Eurico Catão, Francisco Monteiro, Hugo Fracarolli, Humberto Moreira, Horácio Machado, João Barbosa Sobrinho, Jorge Dias Pena, José Soares Alves, Júlio Menezes Mello, Leônidas Fulgêncio, Margival Mendes Leal – esse o primeiro presidente -, Mário Neves, Mário Lott, Mário Toledo, Mauro Brochado, Raul Fracarolli e Sinval Moreira) foram seguidos por centenas, depois milhares e hoje milhões de torcedores.

A primeira conquista foi em 1914: a Taça Bueno Brandão, primeiro torneio de futebol realizado em Minas Gerais.

A partir de 1945 um grito tomaria conta das ruas da capital mineira. Nascia naquele ano o mascote do clube: o Galo, criado pelo cartunista Fernando Pieruccetti, o Mangabeira – falecido em 2004 -, que se inspirou na raça da equipe.

Cinco anos depois, o Atlético ultrapassou as fronteiras do Brasil. Em uma inédita excursão pela Europa, o time disputou dez partidas, contra equipes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e França. Foram seis vitórias, dois empates e duas derrotas. A campanha rendeu o título simbólico de ‘Campeão do Gelo’, imortalizado no hino alvinegro, composto por Vicente Mota em 1969.

Na primeira edição do Campeonato Brasileiro, em 1971, o Galo, dirigido por Telê Santana, contou com os gols de Dario para erguer a taça.

Em meio a dezenas de Campeonatos Mineiros e duas conquistas da Copa Conmebol (1992 e 1997), o clube viveu dias de tristeza. A maior delas a queda para a Segunda Divisão em 2005.

Reorganizado desde que Alexandre Kalil assumiu, no fim de outubro de 2008, o Atlético dominou a América no ano passado e conquistou a Libertadores.

Fonte: www.superesportes.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *