Vida e Saúde: erros comuns em dietas de emagrecimento

Ao longo do ano são muitas as pessoas que se propõem a perder peso e, para isso, começam dietas de perda de peso que, por vezes, estão cheias de erros e mitos.

A melhor maneira de perder peso é reduzir a quantidade de alimento que consumimos regularmente e aumentar a intensidade de exercício. Isto é o oposto do que geralmente se faz, já que o mais típico é deixar de consumir determinados alimentos, sem perceber que seus nutrientes podem ser essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo e, portanto, para a nossa saúde.

Deve-se evitar pão e massa?

Provavelmente muitos pensaram então: “Sim, é claro.” Bem, longe de todas as nossas idéias preconcebidas, deixar o pão e a massa não é algo que você deve fazer, porque o corpo precisa de carboidratos, o que se deve fazer é consumi-los de forma moderada, sem misturá-lo com outros alimentos ricos em gordura.

Também é importante ter em mente que os carboidratos são mais difíceis de digerir à noite, de modo que podem ser consumidos, mas estes podem ser consumidos acompanhados de algum outro alimento que facilita o metabolismo, como uma fruta.

Deve-se evitar os legumes na dieta?

Rapidamente todos diriam que sim, mas, mais uma vez, encontramos outra controvérsia.

Os legumes são excelentes e necessários, já que fornecem a fibra necessária para o organismo e também são saciantes. É melhor cozinhá-los com hortaliças ou arroz, pois isso aumenta o valor nutricional do prato e diminui o valor calórico.

Açúcar ou adoçante?

É muito melhor tomar uma colher de chá de açúcar do que o adoçante, este último não satisfaz e a ingestão calórica do açúcar não é tão alta como outros alimentos que podem ser consumidos durante o dia.

Salada como prato único?

Todo mundo, quando se coloca em uma dieta, muda seus pratos habituais para uma única salada. Aqui encontramos um problema, por um lado é certo que não engorda, mas o problema é que não é tão satisfatório, por isso depois de um tempo você se encontra com fome e vem a realizar refeições entre as horas, beliscar ou chegar à próxima refeição com uma terrível fome.

Sugerimos que você consuma um primeiro prato saciante, como arroz, massas ou legumes e a salada forme parte da guarnição, mas tudo em menor quantidade.

Fonte: www.saudedicas.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *