Manhuaçu: manifestação na agência do INSS. Dezenas de pessoas invadiram o local

A Polícia Militar compareceu na Agencia do INSS de Manhuaçu, cerca de 20 funcionários iniciaram os trabalhos normalmente, mas por volta das 08:20 cerca de duzentas pessoas subitamente invadiram as dependências da agência e passaram a manifestar-se em seu interior.

Os manifestantes usavam bandeiras da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar- FETRAF, filiada à Central Única dos Trabalhadores- CUT, da Pastoral da Juventude Rural e de outros segmentos. Eles traziam consigo faixas, cartazes, e distribuíram panfletos com suas reivindicações. Traziam ainda latas nas quais batiam com pedaços de paus, sopravam uma espécie de corneta plástica e faziam muita algazarra com gritarias.

A gerência da casa se dispôs a receber os líderes dos manifestantes em uma sala reservadamente, mas os manifestantes exigiam a presença do mesmo no meio do tumulto para cobrarem dele melhorias no atendimento da agência e entregar-lhe a pauta de reivindicações. Mas, por segurança o gerente não atendeu o pedido.

Após certo tempo de manifestações no interior da agência os manifestantes decidiram por impedir a entrada e saída de pessoas no local, fechando parcialmente o único portão de acesso da Rua Aparício Caldeira , somente não o fazendo completamente e por maior espaço de tempo em razão da imediata intervenção dos policiais militares, que tiveram que negociar com a liderança da manifestação para reabrir citado portão e permitir a livre passagem pelo local. Enquanto isso, por alguns minutos nenhuma pessoa entrou ou saiu da agência, inclusive os primeiros policiais militares que ali compareceram.

Devido a manifestação o atendimento na agência teve que ser totalmente suspenso, pois os funcionários foram impedidos de exercer suas atividades profissionais diante da manifestação.

Com a manifestação as cerca de 120 senhas agendadas para a quinta-feira, 27/02, não foram atendidas, causando prejuízo para aos segurados do INSS e acúmulo de serviço para os funcionários da agência para os próximos dias.

Os manifestantes exigiam ainda a presença do gerente regional do INSS de Governador Valadares. Dois funcionários da agência regional chegaram a Manhuaçu para conversar com os manifestantes.

Ficou agendada uma reunião dos líderes da manifestação com a gerência do INSS para 27 de março, para verificar o andamento das exigências feitas, sobretudo no que diz respeito às novas instalações da agência que pudesse oferecer mais conforto no atendimento dos segurados. Após o encontro a manifestação foi encerrada por volta de 16:00.

Os manifestantes que tomaram a agência do INSS vieram de Espera Feliz, São João do Manhuaçu, Simonésia e Santana do Manhuaçu. Ninguém foi preso.

O boletim de ocorrência e as imagens foram encaminhados para a Delegacia de Polícia.

Luiz Nascimento, com informações da PM

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *