Manhuaçu: Associação Comunitária do Córrego dos Diniz recebe veículo

diniz2Associação Comunitária de Estudos e Ação Social (ACEAS), localizada no Córrego dos Diniz, em Manhuaçu, recebeu um veículo VW Gol, zero quilômetro. A entrega simbólica das chaves do carro aconteceu durante evento realizado na sede da entidade, neste sábado, 22/02.

diniz3Participaram do encontro o prefeito municipal, Nailton Heringer (PDT); deputado federal, Padre João (PT); deputado estadual, Rogério Correia (PT); gerente regional da Emater-MG, Rômulo Matozinhos; diretoria da associação, secretários municipais, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, além de moradores da comunidade.

O veículo é uma importante conquista para a comunidade. Tudo começou com um pedido formalizado pela associação ao deputado estadual Rogério Correia, através do seu assessor José Heleno. O líder comunitário Flânio Alves fez o contato e o parlamentar agilizou emenda para contemplar a entidade. “No início, a gente nem esperava que seria contemplado. Em maio do ano passado conversamos com o Zé (Heleno) e pouco tempo depois o dinheiro já estava na nossa conta para a aquisição do carro”, contou Flânio.

ACEAS

Fundada em 1997, a Associação Comunitária de Estudos e Ação Social (ACEAS) sempre se organizou dentro da comunidade, mas não existiam os programas de hoje. No início, apenas cinco famílias se uniram. “Chegou uma época em que quase a desativamos. Somente em 2009, quando surgiu a lei que dispunha sobre a agricultura familiar, a diretoria organizou toda a documentação para em 2010 darmos início efetivamente à distribuição dos produtos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, explicou o presidente Gilmar Alves da Silva.

Hoje, a associação engloba 40 famílias e conta com a parceria de entidades com a Emater-MG e Vigilância Sanitária (VISA), por exemplo. “Tudo o que produzimos na padaria entregamos à Prefeitura de Manhuaçu, para as escolas municipais. Depois, como as escolas estaduais também quiseram, precisamos nos readequar. Foi ai que surgiu o trabalho da VISA, que nos orientou. Desta forma, nos adaptamos para dar qualidade aos nossos bolos e biscoitos”, felicitou Gilmar.

A organização do trabalho foi tamanha que o resultado logo apareceu. Com os recursos oriundos das vendas dos produtos, a associação comprou o terreno em que hoje é instalada a sede, além de toda a estrutura da padaria. No local, a ACEAS ainda possui um torrador de café.

Informações: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *