Manhuaçu: cidade sediará Conferência Intermunicipal de Defesa Civil‏, em março

conferencia1Representantes dos municípios de Caputira, Luisburgo, Manhumirim, Matipó e Manhuaçu estiveram reunidos para traçar as diretrizes, que irão nortear os trabalhos para a realização da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. O objetivo é construir e estabelecer diálogos, com ênfase nas políticas que atendam as necessidades da sociedade, a fim de fortalecer as ações, a participação, o controle social e a integração das políticas públicas do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Em Manhuaçu, a Conferência começa a ser preparada para que toda a comunidade possa participar e acompanhar os debates, que serão realizados por meio de eixos temáticos, com temas voltados para a realidade de cada município participante. Através das discussões, será possível estabelecer metas, elaborar propostas e iniciar as ações de cobrança ao Poder Público.

Dentro do tema proposto, serão discutidos vários eixos temáticos como a gestão integrada de riscos e resposta a desastres; integração de políticas públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de resultados.

Segundo a coordenadora Defesa Civil de Manhuaçu, Vininha Nacif, a Conferência é para acrescentar e fortalecer tudo aquilo que está ligado no campo de Defesa Civil, nos municípios circunvizinhos e, como agir junto a população numa situação emergencial. A 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil também terá a participação de estudantes, ambientalistas, universitários, representantes da sociedade civil e Poder Público.

Vininha Nacif explica que, o tempo é mínimo para mobilizar todos os municípios, já que no dia 14 de março estará acontecendo o encontro e, em abril já está programada a conferência estadual. “Esse evento vai servir para a integração entre os entes federados. Com a participação dos municípios vizinhos, temos a certeza de que virá o fortalecimento do trabalho e até mesmo conquistas para nós”, ressalta Vininha Nacif.

Algumas conquistas podem ser celebradas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), quanto ao veículo L200, coletes, equipamentos para escritório, fax e tantos outros instrumentos necessários para o desempenho de um bom trabalho no período de chuva.

Durante a conferência, serão escolhidos os delegados que participarão da etapa estadual, da qual sairão os representantes do Estado para a conferência nacional. Podem participar do evento representantes da sociedade civil, poder público e agentes de Defesa Civil; conselhos profissionais e de políticas públicas, comunidade científica e participantes afins. A Conferência Intermunicipal será realizada no dia 14 de março, a partir das 13:00, na Câmara Municipal de Manhuaçu.

Informações da Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *