Manhuaçu: ACIAM debate sobre infraestrutura para o crescimento do município. Apresentado projeto do novo Fórum

Novo Forum (2)Em reunião na sexta-feira, 21/02, empresários e lideranças de segmentos diversos da sociedade de Manhuaçu debateram investimentos e a preocupação com a estrutura do município. O encontro teve o anúncio da licitação para a construção do novo fórum de Manhuaçu e a fabricação de carteiras de trabalho na agência do Ministério do Trabalho local.

Novo Forum (2) (1)

Futura sede do Fórum de Manhuaçu

Presidida por Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama), a reunião da ACIAM foi aberta com uma breve apresentação do 18º Simpósio de Cafeicultura. A programação já está disponível no site do evento (www.simposiodecafeicultura) e contempla palestras, minicursos e debates. O dirigente também ressaltou a segunda edição da Rodada de Negócios do Café com o Sebrae-MG.

O vice-presidente André Farrath apresentou investimentos que estão sendo feitos em Manhuaçu. Ressaltou o bom momento da economia e o reflexo disso no Produto Interno Bruto (PIB), apesar das dificuldades que afetam o mercado de café.

Farrah apresentou empresários que lançaram uma nova marca de café e uma linha de máquina expresso, cappuccino e chá; um novo atacado instalando em Manhuaçu e ainda melhorias na escola técnica já existente.

Trabalho

Um dos temas da reunião foi relacionado ao mercado de trabalho de Manhuaçu. Além da necessidade de oferta de qualificação profissional, o Superintendente do Ministério do Trabalho em Minas Gerais, Eli Siqueira, esteve presente e anunciou uma mudança importante na liberação da carteira profissional. “A partir de abril, as carteiras passarão a ser fabricadas aqui em Manhuaçu para toda a população de cerca de 40 cidades. Vamos reduzir o tempo de espera pelo documento, que hoje está em cerca de trinta dias”, garantiu.

Ele também informou que vai buscar entendimentos para a instalação de um posto do SINE na cidade.

Infraestrutura

A demanda por investimentos em infraestrutura e planejamento de mobilidade urbana e desenvolvimento foram os temas mais destacados no encontro.

O Juiz da Comarca de Manhuaçu, Dr. Vinícius Ristori, pontuou no encontro os investimentos e avanços do Judiciário na comarca. Além da criação da Região Eleitoral de Manhuaçu, que vai abranger mais de 50 municípios, inclusive as regiões de Ponte Nova, Caratinga e Muriaé, ele anunciou que a licitação de construção do novo fórum está adiantada.

“Estão sendo ultimados os detalhes para a licitação referente a construção do prédio do novo fórum de Manhuaçu. Se não ocorrer nenhum problema, o início das obras será entre setembro e novembro deste ano. O prédio ocupará uma área de 4.500 m² com seis andares e um total de 6000 m² de área construída, com previsão de instalação de até 9 varas”, destacou.

O novo fórum será no terreno doado pelo Município de Manhuaçu, em 2005, ao lado do Centro Viva Vida, no Bairro Bom Pastor.

Ao mesmo tempo, o magistrado ressaltou a preocupação que todos devem ter com o desenvolvimento de Manhuaçu. “Manhuaçu demonstra, através de todos os índices oficiais, que tem crescido de forma até assustadora comparativamente a outras regiões do estado. Esse crescimento é sempre bem vindo, mas não devemos deixar de prestar atenção na infraestrutura da cidade para acolher isso tudo. Não apenas a iniciativa privada, mas também o setor público, devem estar muito preocupados com a estruturação que a cidade precisa para que isso não seja outro problema para a população local”, ressaltou Dr. Vinícius Ristori.

Ele citou como exemplos a questão do abastecimento, coleta de lixo, trânsito e a expansão da cidade.

Nayme Salles, presidente do SicoobCredilivre, alertou para a necessidade de aproveitarmos o bom momento. “Temos que aproveitar o crescimento para estruturar a cidade. Se isso não ocorrer, no futuro, o desenvolvimento vai ser tornar um problema que não teremos condições de conviver”.

O presidente Toninho Gama também ressaltou a importância da chegada do Instituto Federal (IF), que está sendo construído em Realeza, e trará um grande benefício para Manhuaçu e toda a região. “A cidade tem que ter condições de viabilizar infraestrutura para o setor empresarial e para os moradores. Temos que nos preparar com relação a isso tudo. Os distritos também merecem esse cuidado”, declarou.

Ainda foi definido que será encaminhado um ofício com a pauta de sugestões e temas discutidos para a Prefeitura e a Câmara de Manhuaçu. A falta de representatividade política nas esferas estadual e federal também foi lembrada.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *