Manhumirim: passeio ciclístico incentiva combate a dengue

Passeio Ciclistico Mrim-2Com uma iniciativa de destaque no município, a Prefeitura de Manhumirim, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no dia 08 de fevereiro, o Passeio Ciclístico de Combate à Dengue. O setor de Vigilância em Saúde com apoio de diversas entidades e comércio local organizaram o evento que terá como objetivo a conscientização sobre o mosquito Aedes Aegypti, principalmente nessa época do ano em que é previsto o aumento de chuvas.

O passeio ciclístico será realizado no próximo sábado, 08/02, a partir de 07:00, em frente a Prefeitura Municipal, onde será a concentração dos ciclistas e a distribuição de senhas para concorrer a uma bicicleta e a um celular ao final do evento. O trajeto a ser percorrido iniciará na praça da rodoviária em direção ao trevo e retornará pela Avenida JK e depois pela Sete de Setembro até a Praça Padre Júlio Maria, no Centro.

Andrea Mendonça, coordenadora de Vigilância em Saúde, fala que o objetivo do passeio ciclístico de enfrentamento a dengue é sensibilizar a população para o risco que todos corremos. “Vivenciamos uma epidemia em todo o estado de Minas Gerais no ano passado. Por isso é importante não deixarmos de colaborar e eliminar os locais em que o mosquito da dengue pode se reproduzir. Os pontos que acumulam água parada”, detalha.

As inscrições são feitas na policlínica municipal ou mesmo no dia do evento. Somente os que se inscreverem concorrem ao sorteio da bicicleta e do telefone celular.

O passeio ciclístico é um evento realizado para todas as idades. Não é uma corrida. A ação é para destacar a importância de prevenir agora, conscientizando a população a eliminar os possíveis criadouros do mosquito.

Combate permanente

Andrea Mendonça reforça que o trabalho do combate ao vetor, o mosquito Aedes Aegypti, vai de janeiro a dezembro. “Hoje, podemos falar que o trabalho está sendo bem feito. O índice de infestação atualmente está baixo, mas queremos continuar mantendo assim. Somente o trabalho das nossas equipes não é suficiente. É preciso o apoio de todo morador. É fundamental que cada pessoa faça uma verificação em sua casa, pelo menos uma vez por semana. Eliminando os locais que acumulam água parada”.

Ela também agradeceu às igrejas, associações e conselhos que estão sempre ajudando. “É importante que a população também receba bem. Estamos com algumas dificuldades. Existem casas que recusam a visita e outras em que não encontramos alguém. Precisamos do apoio de todos para que o serviço possa ser efetivado”, finalizou.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *