Evangelho do dia (Mc 5,1-20)

Jesus e os discípulos chegaram à outra margem do lago, na região dos gerasenos. Logo que Jesus desceu do barco, um homem que tinha um espírito impuro saiu do meio dos túmulos e foi a seu encontro. […] Ao ver Jesus, o homem correu, caiu de joelhos e gritou bem alto: “Que queres de mim, Jesus, Filho de Deus Altíssimo?” Jesus, porém, disse-lhe: “Espírito impuro, sai deste homem!” […] Os espíritos saíram do homem e entraram nos porcos. E os porcos, uns dois mil, se precipitaram pelo despenhadeiro no lago e foram se afogando. As pessoas saíram para ver o que tinha acontecido. […] E ficaram com medo. […] Então, suplicaram Jesus para que fosse embora do território deles. O homem que tinha sido possesso pediu para que o deixasse ir com ele. Jesus disse-lhe: “Vai para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. […].

Comentário

Toda a cena se desenvolve num ambiente de impureza indicado pelos vários elementos do texto: Gerasa, território pagão, homem possuído por um espírito impuro, sua habitação nos túmulos, a manada de porcos. Quem diz de ambiente de impureza, diz de oposição a Deus. Não se trata de encontro, mas de confronto de Jesus com o mal (cf. Mc 1,21-28), em que, mais uma vez, se manifesta o poder de Jesus, inclusive em território pagão. O mal ou os muitos males (legião) presentes na vida do ser humano o desfiguram. O triunfo de Jesus sobre “legião” mostra que o ser humano não pode ser o “hospedeiro” do mal, pois o homem, feito à imagem e semelhança de Deus, é templo do Espírito Santo. Aquele homem deverá voltar para casa, pois sua fé deve esperar o tempo necessário ao amadurecimento. No entanto, o ser humano, libertado de seus males, pode proclamar o “quanto Jesus fez por ele” (cf. v. 20).

Carlos Alberto Contieri, sj – www.paulinas.org.br

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho.

Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, Para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, Para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, Para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, Para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, Para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, Para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *