Manhumirim: processo de beatificação do Padre Júlio Maria Lombaerde é autorizado pela Santa Sé

Pe Julio Maria LombaerdeA Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento (missionários sacramentinos), de Manhumirim, comemora a decisão da Santa Sé Apostólica desta terça-feira, 28/01. Está autorizado o processo de beatificação do Padre Júlio Maria De Lombaerde (foto), fundador da Congregação. A partir de agora Padre Júlio Maria recebe oficialmente o título de Servo de Deus. Segundo as normas da Igreja: “É chamado Servo de Deus o fiel católico do qual já se iniciou a causa de beatificação e canonização”.

A trajetória de vida do missionário Padre Júlio Maria De Lombaerde, descrita em várias obras, demonstra a vivência fiel do seguimento de Jesus e da prática heroica das virtudes evangélicas – sacerdote ardoroso que foi.

Segundo o frater Matheus R. Garbazza, a isso a Igreja dá o nome de “fama de santidade”. Além disso, são numerosos os testemunhos de graças e milagres alcançados de Deus pela intercessão do Padre Júlio Maria, ao que a Igreja nomeia de “fama de sinais”.

Com a posse de Dom Emanuel Messias como Bispo de Caratinga, em 2011, e a celebração do centenário de chegada do Padre Júlio Maria ao Brasil, em 2012, esse desejo se tornou mais forte e passou a ser mais viável, já que há muitos o processo foi iniciado mas registrava uma certa lentidão em seu trâmite na Santa Sé.

Contando com amplo apoio popular e dos religiosos, as Congregações fundadas pelo Padre Júlio Maria constituíram uma equipe para encaminhar os trabalhos, tendo o Padre Heleno Raimundo da Silva, como responsável. Para representar o processo junto à Cúria Romana há o trabalho do advogado eclesiástico Dr. Paolo Vilotta, responsável por diversas causas semelhantes no Brasil.

Isso tudo é apenas o início de um longo e árduo trabalho de investigação cheio de minúcias sobre a vida, dos feitos e escritos do servo de Deus. Para se ter uma ideia da delicadeza dessa investigação, todos os seus quase 100 livros terão que ser examinados um a um por um perito teólogo. Além disso, a investigação conta com promotores eclesiásticos, peritos doutrinais, médicos periciais, e tantos outros – além das testemunhas (oculares e históricas).

Outra mobilização é no sentido de buscar pessoas que obtiverem de Deus uma graça ou milagre alcançado por intercessão do Servo de Deus Padre Júlio Maria. A pessoa pode e deve comunicar à Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, por meio do Padre Heleno.

A vida sacerdotal do Padre Júlio Maria

Padre Júlio Maria De Lombaerde, missionário belga, foi enviado em missão para o Brasil em 1912, após uma experiência missionária na África durante sua juventude e, posteriormente, na Holanda, na Bélgica e na França.

No Brasil, chegou inicialmente em Macapá (Amapá), uma pequena, pobre e atrasada cidade do começo do século. Foi “médico”, farmacêutico e dentista. Atuou como Delegado de Higiene Pública, Professor, Diretor das Escolas Reunidas e missionário das ilhas.

Em 21 de novembro de 1916, fundou a Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria (Cordimarianas). Por motivo de doença dele e de várias de suas irmãs, Padre Júlio passou a residir em Pinheiro (hoje Icoaraci, em Belém), para onde transferiu o noviciado.

Durante os três anos em Pinheiro, sentiu que Deus pedia que ele fundasse também uma congregação de missionários que se dedicassem ao serviço junto ao povo. Concretamente: missionários que fizessem por toda parte o que ele mesmo já estava fazendo naquela carente região amazônica.

Recebeu um convite do então Bispo de Caratinga, Dom Carloto da Silva Távora, que ficara sabendo do seu ardor missionário. No entanto, Padre Júlio recebeu nova ordem de seus superiores da Europa: permanecer uns tempos em Natal (Rio Grande do Norte) ajudando seus irmãos de congregação que atuavam naquela cidade.

Dois anos depois, chegou a Manhumirim e assumiu a paróquia do Senhor Bom Jesus no dia 8 de abril de 1928. Fundou o Jornal “O Lutador” e passou a participar de vários movimentos e ações junto á comunidade.

Em março de 1929, fundou a Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora. No final do mesmo ano, no dia 24 de dezembro, nascia a Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, a terceira fundada por ele.

Faleceu depois de 32 anos no Brasil, num acidente de carro quando retornava para Manhumirim, na noite do dia 24 de dezembro de 1944, depois de uma missa no antigo distrito de Vargem Grande, em Alto Jequitibá. A comunidade hoje é denominada de distrito Padre Júlio Maria.

Obras do Padre Júlio Maria Lombaerde: Seminário Apostólico, o Colégio Pio XII, o hospital-asilo São Vicente de Paulo, o Patronato Santa Maria [para acolhimento dos órfãos], Escola Normal Santa Terezinha, a editora e o jornal “O Lutador”, em Manhumirim [e a editora, em Belo Horizonte] continuam vivas e progredindo nas mãos de seus filhos espirituais.

Luiz Nascimento – informações do Frt. Matheus R. Garbazza, SDN – www.sacramentinos.org.br

Para comunicação de graças alcançadas:

Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora

Praça Bom Jesus, 38 – Centro – Manhumirim – MG – 36970-000

Tel: (33) 3341-1900   Site: www.sacramentinos.org.br

Email: beatificacao@padrejuliomaria.com

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *