Manhuaçu: HCL não pode aumentar salário, diz provedor

hclEm assembleia realizada na noite de ontem, 27/01, os funcionários do  Hospital  Cesar Leite se demonstraram indignados com a falta de interesse para a negociação salarial, entre a diretoria e o Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviço de Saúde de  Manhuaçu.
A diretoria do sindicato manifestou o interesse para iniciar a negociação em 14 de novembro do ano passado, demonstrando o que os funcionários estavam pleiteando. Desde o início, a categoria assinalou que o aumento de 12% seria  uma reivindicação considerável  se comparado com o aumento da cesta básica, o aluguel e outras coisas principais para viver com dignidade.
Durante a reunião, os funcionários questionaram também quanto a possibilidade da alimentação ser oferecida pelo Hospital Cesar Leite. Eles demonstraram total insatisfação devido a defasagem salarial, que está trazendo consequência financeira a vários trabalhadores, que desdobram para vencer até o final do  mês. Outros dizem que estão chegando ao valor de um salário mínimo.
O Presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviço de Saúde de Manhuaçu,  João Guilherme Filho detalha que será estabelecido diálogo junto a diretoria do Hospital  Cesar Leite a partir da assembleia,  para que haja um acordo que satisfaça a categoria, que está sufocada com a defasagem salarial. O sindicato, que representa os trabalhadores na área da saúde seletista de Manhuaçu está cumprindo o que é determinado por lei, discutindo a pauta  e apresentando a reivindicação da categoria.
Além da reivindicação de 12% de aumento, eles lutam para a manutenção das conquistas adquiridas em anos anteriores, como adicional noturno em torno de 50%, hora extra e outras vantagens consideráveis. “As diretorias do sindicato e HCL sentaram à mesa, para discutir a situação e a reivindicação dos funcionários. A informação é de que o HCL está passando por uma crise financeira difícil e, por isso não poderia dar  o reajuste. Ofereceu 0,0% de aumento e, a categoria ficou revoltada”, destaca João Guilherme Filho.
Segundo João Guilherme, a insatisfação dos funcionários foi uma questão inevitável por entenderem que é um descaso com os trabalhadores na área de saúde. A entidade que representa os funcionários estará informando a diretoria do HCL, que todos estão perplexos com o que foi oferecido, simbolizando verdadeiro descaso diante do que foi reivindicado desde novembro passado.
À espera por uma contraproposta do HCL
Ficou acertado entre os funcionários e  a diretoria do Sindicato, que há a necessidade de sentar novamente à mesa com a diretoria do  Hospital Cesar Leite, discutir uma nova proposta e mostrar que a indignação é total. O  Presidente do Sindicato, João Guilherme  Filho, diz que a entidade pretende negociar e negociar, conforme ficou determinado em assembleia. “Creio na idoneidade da administração do HCL e, que o provedor será sensível com a situação dos funcionários. Pedimos a compreensão da população, caso ocorra uma paralisação. Creio no bom senso da diretoria e da população e, ainda queremos que todos participem, ajudem,  já que alegam que a situação do  Hospital Cesar Leite é  muito difícil”, ressalta João Guilherme Filho.
Posicionamento do HCL
provedorhclDepois da assembleia realizada pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviço de Saúde de Manhuaçu, com os funcionários do Hospital Cesar Leite  para discutir o aumento salarial, o provedor do Hospital Cesar Leite, Dr. Sebastião Onofre de Carvalho (foto), disse que nada pode fazer.
Para o provedor, a situação é bastante delicada tendo em vista que há um deficit, que impossibilita atender a reinvindicação dos funcionários que exigem 12% de aumento. Ele disse que a falta de recurso é o impecilho maior do Hospital Cesar Leite, já que  fechou o ano de 2013 com um deficit de  R$ 1 milhão de reais.
Ele alega que os recursos para a área da saúde estão escassos e, não há alternativa para viabilizar a liberação de recursos junto ao Governo Federal. Foi liberado um recurso  chamado “incentivo” para 2014 pelo Governo Federal, mas existe a incerteza se perdurará ou não. Com isso o impasse continua, mesmo depois da assembleia em que os funcionários demonstraram total insatisfação com a contraproposta, feita pela diretoria do Hospital Cesar Leite de 0,0% de aumento.
Os funcionários ficam indignados em não terem a reivindicação atendida pela diretoria do HCL e, por outro lado continua construindo e reformando em rítimo normal. De acordo com o provedor, Sebastião Onofre de Carvalho, a construção está sendo realizada com verba do Governo Estadual e quanto ao anexo a obra foi paralisada. “Temos de construir, pois, não podemos ficar parados. Nossa região é muito movimentada e requer cada vez mais, que tenhamos melhoria para garantir atendimento digno e adquirir equipamentos mais sofisticados, para atender a demanda de toda a região”, salienta o provedor do HCL.
Quando perguntado sobre o posicionamento dos funcionários realizarem uma paralisação para demonstrarem a real situação e insatisfação, o provedor do HCL disse que teme que isso aconteça. Dr.Sebastião Onofre de Carvalho reconhece que pode gerar um caos na saúde de toda a região,  mas, salienta que a responsabilidade é de todos quando se fala em saúde. “Hoje são 470 funcionários, que primam pela qualidade no serviço de saúde com total dedicação. Infelizmente, eu tenho de administrar com a receita que tenho,mas, vamos continuar conversando com a diretoria do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviço de Saúde de Manhuaçu e, talvez até antes de março podemos chegar a um acordo e no reajuste que atenda as necessidades dos nossos funcionários”, afirma o provedor do HCL, Dr.Sebastião Onofre de Carvalho.

Informações: Assessoria de Imprensa e Eduardo Satil

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *