Manhuaçu: vândalos furtam cabos de energia da BR 262. Mais 1100 metros foram furtados nesta sexta-feira

br-262-vandalos-cabos-furtados

Toda essa dimensão está sem iluminação. A noite, o trecho oferece risco redobrado

Mais uma vez, os moradores do final da Rua Monsenhor Gonzalez, Rua da Paz, no bairro Nossa Senhora Aparecida e transeuntes, que todos os dias usam a BR 262 para se deslocarem ao trabalho assistem uma cena de verdadeiro abuso, praticado  por vândalos insensatos e experientes para praticar furto de fio de energia das luminárias.

br2

Tudo indica que a ação foi planejada e executada por pessoas experientes. Em seguida, os fios foram descascados nesse local, onde deixaram os vestígios do material furtado

O trecho compreendido entre o final da Rua Monsenhor Gonzalez até o início da cortina atirantada é usado por muitas pessoas e, com a escuridão é local para a permanência de pessoas estranhas, usuários de drogas que ficam em meio a escuridão.

Tudo indica que a ação tenha ocorrido no final de semana, ou mesmo às vésperas do feriado da virada de ano, quando, então, vândalos aproveitaram e sorrateiramente procuraram até encontrar o cano de proteção do fio. Utilizando objeto cortante e alicate profissional,  colocaram em ação o plano para praticarem o furto.

Os autores levaram aproximadamente 150 metros de fio de cobre, que tem preço valioso no “mercado negro”, pois existem receptadores que compram a mercadoria por um preço bem abaixo de mercado. Sem temer que fossem identificados, eles atravessaram a BR 262 e, no início da Rua da Paz-Bairro Nossa Senhora Aparecida, os autores pararam e removeram a proteção do fio furtado e dispensaram  perto de um poste, em meio ao lixo colocado por moradores.

Um morador, que pediu anonimato contou à reportagem que o local está oferecendo risco e, o medo tornou-se companheiro para quem passa à noite.  “Queremos que as pessoas tenham consciência e parem de depredar o patrimônio público. Enquanto eles se divertem com a ação criminosa, a gente fica na insegurança total”, disse.

Os moradores estão revoltados com a situação e, agora esperam que a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras possa estudar outro meio, que não seja o de colocar o fio de energia no chão, a fim de evitar que novamente ocorra novos furtos dos cabos de sustentação de energia das luminárias.

A reportagem seguiu uma pista e localizou os restos do material dispensado na Rua da Paz. O local onde foi deixado, demonstra que os vândalos conhecem bem e tiveram toda a tranquilidade para limpar os fios de cobre,que certamente foram vendidos para receptadores.

Ladrões voltam e levam mais 1100 metros de cabo

Para piorar a situação, nesta sexta-feira, 03/01, foi verificado que a iluminação compreendida entre 11 BPM até a Mercearia Adril também não funcionava, por conta do furto de cerca de 1.100 metros de cabo de fio de cobre. Os ladrões arrancaram os cabos que estavam debaixo do solo. A ocorrência foi registrada às 08:30.

Eduardo Satil

O Manhuaçu News havia divulgado ocorrência sobre o furto. Confira: https://www.manhuacunews.com.br/2013/12/28/manhuacu-cabos-de-energia-furtados-novamente-na-br-262/

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *