Galo: novo técnico destaca seu esquema de jogo

Sai Cuca, entra Paulo Autuori. O que muda no Atlético? Taticamente, o técnico campeão da Copa Libertadores consolidou o time com base no 4-2-3-1, que parte para outras variações. O novo comandante alvinegro já manifestou as preferências dele em entrevistas recentes, após a volta do futebol do Catar.

Autuori é adepto do 4-4-2. Mas também admite usar o 4-2-3-1, desde que tenha as peças certas para tal. No Atlético, Diego Tardelli e Fernandinho são os atuais pontas titulares.

“No meu conceito, o melhor sistema é o 4-4-2, que permite variações. Podem ser quatro em linha no meio, que se usa muito na Europa. Pode ser o diamante, que são três no meio com um mais adiantado, que o Vanderlei (Luxemburgo) gosta de jogar. O que não entendo no 4-2-3-1 é que os dois caras por fora têm de ter capacidade física muito grande de ir e vir, leitura de jogo e orientação para quando a bola estiver de um lado, o cara do outro extremo fechar. E eles têm de ser atacantes porque quando o meia busca a bola atrás para organizar o jogo, eles têm de se enfiar para não isolar o centroavante. Senão perde efetividade. É interessante, já usei fora do Brasil, e bem, mas tinha jogadores com essas características”, definiu Autuori em entrevista ao Globoesporte.com, em fevereiro deste ano.

Uma característica tática que o novo comandante alvinegro já qualificou como positiva é a capacidade de os volantes de atuarem no campo de ataque de forma efetiva.

“Pra mim, uma grande equipe tem que ter volantes que jogam. Como já falei, é onde você começa a organização da equipe, com passe limpo, qualidade de jogo. É quando você ganha volume de jogo. Você põe os volantes no campo do adversário. Se a bola está lá no canto direito, como é que você vai rodar, com passes curtos, para a esquerda? Usando esses dois volantes que já estão no campo do adversário. Penso que jogadores de meio-campo tem que jogar como era Paulinho e Ralf, Mineiro e Josué. Por isso foram equipes vitoriosas por um longo período e não por um curto espaço de tempo”, afirmou ao Bola da Vez, da Espn Brasil.

Segundo Autuori, uma dupla de volantes que não ajuda na organização do jogo ainda compromete o trabalho dos armadores da equpe.

“Então, o que aconteceu no futebol brasileiro? Qualquer olheiro vem ao Brasil e pergunta se os meias pisam lá na área adversário. Se não pisa, meu amigo… Tem que estar lá fazendo gol. Exigimos que eles façam gols. Mas eles têm que vir aqui atrás buscar para organizar, porque os volantes estão lá atrás. Como você vai ganhar qualidade e rapidez com isso?”.

Já em entrevista ao jornal O Globo, em março, o treinador falou das características que gosta do futebol brasileiro. “Quero resgatar a essência do futebol brasileiro. Cresci vendo os nossos times e nossa seleção marcando por zona, com laterais ofensivos e meias de criação em abundância. Acho um absurdo times da base jogarem no 3-5-2 aqui no Brasil. Isso impede o surgimento de laterais e meias como estávamos acostumados”.

Mundial de clubes

Dos males, o menor. O Atlético venceu o Guangzhou neste sábado, 21/12, por 3 a 2, em Marrakesh, e ficou com o terceiro lugar do Mundial de Clubes 2013. O jogo foi difícil e o gol da vitória saiu apenas nos acréscimos do segundo tempo, com o atacante Luan.

O Galo encerra a temporada 2013. A comemorar o título da Copa Libertadores. A lamentar, a eliminação na semifinal, no Marrocos, do Mundial. O técnico Cuca se despede, após acerto com o Shandong Luneng, da China. Paulo Autuori já observou o torneio para assumir o clube em 2014.

Fonte: www.superesportes.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *