Tempo: Minas pode ter temporais acompanhados com rajadas de ventos e raios até domingo

Os mineiros devem se preparar para uma semana chuvosa. Uma frente fria que passa pelo Estado pode ocasionar temporais até o próximo domingo. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Belo Horizonte emitiu um alerta para a possibilidade de chuva com volume acumulado de 100 milímetros nos próximos cinco dias.

De acordo com o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os temporais, que podem ser acompanhados de rajadas de ventos e raios, podem acontecer por causa de uma zona de convergência que está estacionada na região Sudeste. “A zona de convergência do Atlântico Sul, como é chamada, pega a umidade de Amazônia e mantém uns dias chuvosos. Os temporais podem se prolongar por quatro, cinco dias”, explica. As precipitações devem ocorrer, principalmente, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, e Sul de Minas.

A queda de granizo não está descartada. “Não tem como prever. Mas, como temos fortes aquecimentos nesta época do ano, há possibilidade de queda de granizo”, diz Cléber Souza.

A Comdec emitiu um alerta a população para a possibilidade de chuva com acumulado de até 100 milímetros até domingo. Para se ter uma ideia, a média histórica da capital mineira em dezembro é de 319 mm. O período mais chuvoso no mês de dezembro foi registrado em 2011, quando, segundo o Inmet, teve um acumulado de 720 milímetros.

Neste ano, o meteorologista Cléber Souza acredita que a média histórica de dezembro será mantida. “Espera-se que chova dentro da média histórica ou supere um pouco, pois não há nenhum fenômeno, como o El Niño e La Niña, atuando”, disse.

Mortes em Minas

Neste ano, duas pessoas morreram em decorrência da chuva em Minas Gerais. A última morte foi registrada na última sexta-feira em Caratinga, Vale do Rio Doce. Uma garota de 11 anos dormia em uma casa quando um barranco deslizou e a terra atingiu a parede do quarto onde ela estava. De acordo com o Corpo de Bombeiros voluntário da cidade, Vitória Carolina Venâncio chegou a ser socorrida para o Pronto Atendimento, mas morreu horas depois.

Em 4 de outubro, Romário Rocha Cazarim morreu atingido por um raio na cidade de Astolfo Dutra, na Zona da Mata de Minas. Ele trabalhava em uma área rural quando foi atingido.

Previsão para Manhuaçu

Conforme previsão do Climatempo, a cidade terá dias com possibilidade de muita chuva a partir de quinta-feira. A expectativa é que chova até domingo, 12/12, cerca de 120 mm na cidade e região.

O tempo volta a ficar firme no domingo, dia 17/12.

Luiz Nascimento – informações www.uai.com.br e www.climatempo.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *