Manhuaçu: “Projeto Integrar” leva esperança aos bairros São Vicente e São Francisco de Assis

pro-in1 pro-in2 pro-in3 pro-in4Com o propósito de oferecer algo  melhor às crianças e adolescentes, residentes nos bairros São Vicente e São Francisco de Assis, um grupo de pessoas começou a trabalhar com determinação, a fim de detectar a carência daqueles que estavam esquecidos pelo Poder Público.

Em 2007, o que estava somente no papel começou a ser colocado em prática, pois, nascia de forma presente o projeto Integrar (PRO- IN), com atividades de acompanhamento, aulas de reforço aos participantes. Despertava a todos, para um novo modelo de convivência  em sociedade.

Os idealizadores do PRO-IN sentiram a necessidade de avançar, pois,  ali tinham à frente um desafio e um sonho a ser realizado. O grupo de voluntários passou a ter total dedicação no planejamento  das ações, para que as atividades pudessem acontecer de forma efetiva, com a participação de todos no projeto.

Durante os seis anos de existência, o Projeto Integrar (PRO-IN) nunca teve ajuda do Poder Público. Sempre foi patrocinado por membros da Igreja, onde funciona desde sua criação.

Coordenado pelo pastor Jorge Ferreira de Freitas, o projeto teve seu momento áureo no último sábado. Convidados e familiares puderam acompanhar várias apresentações, no encerramento das atividades do ano. A proposta do evento foi a de possibilitar que parte da sociedade, principalmente o Poder Público, pudesse conhecer as atividades  e a criatividade dos alunos, bem como refletir sobre o modelo de sociedade que todos sonham.

Apresentação realizada com material reciclado

Os 56 alunos participantes do PRO-IN fizeram apresentações de percussão com a “Meninada do Batuque”, coreografia (Angel Dances), Banda Ágape, desfile com vestes feitas com material reciclável e, teatro representando o que muitas famílias vivem atualmente, com filhos envolvidos com as drogas.

Para o coordenador do Projeto Integrar (PRO-IN), pastor Jorge Ferreira de Freitas, ao encerrar mais um ano de atividades com  os adolescentes pode ser avaliado  como sendo de lutas e vitórias. Segundo ele, muitos alunos tiveram em seus lares uma verdadeira transformação. “Pais e os próprios alunos testemunham que após as ações, a mudança foi visível, principalmente o comportamento  em casa e na escola. Aqui, a gente oferece o conhecimento, mas buscamos e trabalhamos muito à integração familiar”, comenta pastor Jorge Ferreira de Freitas.

Outro avanço que os integrantes do projeto comemoram é que, a sociedade está começando a conhecer, entender e apoiar o  Projeto Integrar (PRO-IN), que também está recebendo uma verba a ser destinada à recuperação da sala de informática.  Pastor Jorge Ferreira diz que, algumas crianças têm bolsa de estudo, graças às pessoas que são parceiras e acreditam no trabalho dos integrantes do PRO-IN.

Para 2014, o pastor Jorge Ferreira de Freitas conta que, juntamente com a diretoria estará dando uma nova dinâmica no projeto. A verba recebida será aplicada na reforma da sala de  informática  e aquisição de novos equipamentos. O projeto também está aberto para receber doações, “já que as crianças precisam de uniformes, alimentação e outros utensílios para que haja a continuidade das atividades do PRO-IN.

Eduardo Satil 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *