Fraude na educação: Polícia desenvolve ação contra criminosos

pcuniversidademedicinaA operação desencadeada pela Polícia Civil de Minas Gerais acontece nesta terça-feira, 03, em 17 cidades de Minas e do Rio de Janeiro. A cidade de Caratinga está sob a mira de investigações.

A polícia investiga um esquema de vendas de vagas para o curso de medicina em universidades. Os candidatos receberiam as respostas durante as provas por meio de um sistema via fone. Até agora 21 pessoas foram presas, uma delas é da cidade de Durandé e foi levada para Caratinga.

As investigações que já duram cerca de 8 meses, iniciaram em Caratinga pela Delegacia Regional. A operação denominada de Hemostase, tipo de procedimento médico que é feita a estancagem de hemorragia, está sendo comandada por Jeferson Botelho, Superintendente de Investigações da Polícia Civil de Minas Gerais, que chegou a Caratinga em um helicóptero da polícia.

Segundo as primeiras informações repassadas por Jeferson Botelho, as vagas negociadas para ingresso no curso de medicina custavam entre R$ 30 e R$ 150 mil, dependendo da forma de ingresso na universidade. Um esquema que movimentava milhões de reais, de acordo com a polícia.

Segundo informado pela assessoria de comunicação da Polícia Civil, 21 pessoas foram presas, após o cumprimento de 21 mandados de prisão e outros 32 de busca e apreensão.  Materiais como dinheiro e CPU de computador também foram apreendidos pelos policiais. Segundo Botelho, os presos na operação poderão responder por crimes como associação criminosa, fraude de certames de interesse público, estelionato, falsificação de documentos públicos e de particulares, falsidade ideológica, falsa identidade e lavagem de dinheiro.

180 policiais civis estão espalhados pelas cidades mineiras e do Rio. 38 viaturas foram disponibilizadas para a operação.

Luiz Nascimento, com informações da TV Super Canal e Rádio Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *