Manhuaçu: Conselho promove a 10ª Conferência de Saúde

DSC09831

Abertura oficial do evento

DSC09854

Plenária do CMS na AABB

DSC09909

Conselheiros de saúde empossados

Um evento com excelente participação de conselheiros de todo município: assim foi a 10ª Conferência Municipal de Saúde, realizada neste sábado, 30/11, pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), com total apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Manhuaçu, na AABB.

O tema da Conferência foi “Redes de Atenção à Saúde no SUS: fortalecimento, acesso e melhoria no atendimento”. Os conselheiros eleitos nas duas Pré-Conferências, realizadas nos dias 9 e 23/11, foram empossados no evento. Também participaram os conselheiros do COUS (Conselho de Unidades de Saúde).

Abertura

O conselheiro Raimundo Ferreira Lopes, presidente do CMS, fez a abertura da 10ª Conferência, valorizando a parceria da Secretaria com o Conselho de Saúde, sem perder seu poder de fiscalização.

Participou da abertura o prefeito de Manhuaçu, Dr. Nailton Heringer, destacando o valor do conselho de saúde e das ações em rede. Também falou o secretário de Saúde, Dr. Gulivert de Oliveira, alegrando-se com a presença dos conselheiros.

Representando os vereadores presentes ao evento (Aponísia, cabo Anísio, Gilson César, Hélio Ferreira, Jânio Mendes e Paulo Altino), o presidente da Câmara Maurício Júnior, destacou o compromisso do Legislativo com as causas também da saúde pública do município.

Compuseram a mesa na cerimônia de abertura, o secretário municipal da Fazenda Cristovam Rocha, o vice-presidente do CMS Nelson de Abreu, Major Denise, representante da Gerência Regional de Saúde/Manhumirim Karina Gama dos Santos, conselheiro estadual de Saúde Dr. José do Carmo e o presidente do Cosems – Macro-Leste-Sul José Teófanes.

Palestras

Três palestras marcaram a 10ª Conferência de Saúde. O médico Dr. José do Carmo, conselheiro estadual de Saúde, abordou a relação dos Conselhos de Saúde com a Lei Complementar nº 141/2012.

Em seguida falou a gerente regional de Saúde de Manhumirim Dra. Soraia Caetano. O tema apresentado tratou do fortalecimento das redes de atenção à saúde, com o objetivo de melhorar o acesso ao atendimento.

A diretora de vigilância em Saúde de Manhuaçu Dra. Maria Cristina Caldeira Duarte, também apresentou um importante tema aos usuários do SUS.

Encerrando, o secretário de Saúde Dr. Gulivert de Oliveira, fez um balanço de todos os temas submetidos pela Secretaria de Saúde ao Conselho Municipal de Saúde que já resultaram em melhoria na saúde pública de Manhuaçu.

Aprovação das propostas

Todas as propostas elencadas nas reuniões realizadas desde agosto nos bairros, distritos e vilas de Manhuaçu, foram apresentadas aos delegados de saúde. Com temas divididos em 9 diretrizes, houve a avaliação das referidas propostas, acolhidos destaques, supressão e acréscimos nos textos. Todos participaram e tiveram o tempo necessário para apresentar seus pedidos.

Luiz Nascimento – Fotos: Mateus Bitencourt Vargas

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *