Seis dicas para manter a saúde no trabalho

Muitos empreendedores acabam colocando o trabalho acima de tudo. Por causa disso, grande parte dos hábitos saudáveis são deixados de lado, o que acarreta diversas consequências e riscos. É comum que, para um maior aproveitamento do tempo dentro das empresas, os profissionais pulem refeições importantes, deixem de beber água e esqueçam da prática de exercícios e alongamentos.

Mas a concorrência acirrada do mercado atual, que faz com que as pessoas assumam cargas horárias abusivas, é uma das maiores causas de vários problemas. Desde o estresse até as doenças cardíacas: o excesso de trabalho e a falta de cuidados com a saúde provocada por ele já são comuns em nossa sociedade. O que podemos fazer para manter a saúde mesmo com uma rotina tão corrida? Algumas dicas abaixo!

1. Beba uma boa quantidade de líquidos

A ingestão de líquidos é extremamente importante para o funcionamento de nosso organismo. Dois litros por dia são considerados ideais, mas é preciso ter alguns cuidados. Refrigerantes e cafés não entram nessa contagem, então dê preferência a sucos naturais, chás e água. Beba-os em pequenas quantidades, mas distante do horário das refeições.

2. Ria mais

O bom humor e a descontração são aliados da nossa saúde. Além de liberar endorfina e movimentar todos os músculos do rosto, o riso ajuda a aliviar as tensões do dia a dia. Portanto, não deixe de fazer pausas para conversar com os colegas e rir um pouco. Ao invés de atrapalhar seu trabalho, essa atitude pode até aumentar sua produtividade.

3. Faça alongamentos

Quem passa muito tempo sentado no escritório pode desenvolver algumas doenças musculares. Portanto, é importante levantar, caminhar um pouco e alongar pernas e braços durante o expediente. Além de ativar a circulação dessas áreas, isso ajudará a melhorar sua disposição na hora de voltar ao trabalho.

4. Não pule refeições importantes

O café da manhã, o almoço e o jantar são extremamente importantes, mas algumas pessoas costumam pular essas refeições para não perder tempo de trabalho. Desenvolver esse hábito traz problemas como doenças gástricas e até mesmo falta de atenção. Portanto, sempre encontre um tempo em sua agenda para comer tranquilamente, longe da mesa do trabalho.

5. Faça pausas para relaxar

As tarefas da rotina podem ser extremamente estressantes, e é exatamente por isso que as pausas durante o expediente são tão importantes. Fechar os olhos, respirar fundo e corrigir a postura são algumas das atitudes que ajudam a diminuir a frequência cardíaca e a liberação de adrenalina em nosso organismo.

6. Busque a motivação!

Essa é uma das chaves para o aumento da produtividade, da auto-estima e do bom humor. Procure um tempo fazer coisas que você gosta: escute músicas, assista bons filmes e leia livros interessantes. Encontrar a motivação na rotina ajuda (e muito) a cuidar de sua saúde no trabalho.

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