Belo Horizonte: Presidente da OAB Manhuaçu recebe medalha Direito e Cidadania

oab-2 oab-3O presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, foi agraciado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, com a Medalha Direito e Cidadania. Ele recebeu a medalha e o certificado de reconhecimento das mãos da desembargadora do TJMG, Cláudia Regina Guedes Maia, durante evento realizado na última segunda-feira, 25/11. A solenidade ocorreu no Plenário Amynthas de Barros, na Câmara Municipal de BH e foi marcada por momentos de homenagens e grande emoção.

A honraria, proposta pelo vereador Joel Gomes Moreira Filho, destina-se homenagear as personalidades que se destacaram na defesa da Cidadania e do Estado Democrático de Direito, em comemoração aos 25 anos de promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Diversas personalidades de Minas Gerais também foram agraciadas com a medalha, dentre elas: Raimundo Cândido Júnior (ex-presidente da OAB/MG), que também foi o orador oficial da solenidade; Sérgio Murilo Diniz Braga (presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/MG); Eliseu Marques de Oliveira (vice-presidente da OAB/MG); Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; (tesoureiro da OAB/MG); Euler de Moura Soares Filho (tesoureiro adjunto da OAB/MG); Helena Edwirges Santos Delamônica (secretária-geral da OAB/MG); Rodrigo Otávio Soares Pacheco (conselheiro federal da OAB); Leonardo Felippe Sarsur (presidente do tribunal de ética e disciplina da OAB/MG); Fauze Gazel Júnior (conselheiro seccional da OAB/MG); Alceu José Torres Marques (procurador de justiça de Minas Gerais); Geraldo Domingos Coelho (desembargador do TJMG); Reynaldo Humberto de Abreu Simões (presidente da OAB Barbacena); Benjamin Sebastião de Oliveira Júnior (presidente da OAB Sete Lagoas); Marcelo Colares Pinheiro (presidente da OAB Rio Pardo de Minas); Reynaldo do Carmo Neves (presidente da OAB Teófilo Otoni); Eduardo Figueiredo Rocha (presidente da OAB Ipatinga) e Egmar Sousa Ferraz (presidente da OAB Uberlândia), entre outros.

Também participaram do evento, a desembargadora do TJMG, Cláudia Regina Guedes Maia; a defensora pública geral de Minas Gerais, Andréa Abritta Garzon; a 1ª vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Shirley Fenzi Bertão; o prefeito de Cônego Marinho, Natalino Pereira Rodrigues; o vice-presidente da OAB Manhuaçu, Fernando Cezar Miranda; o vice-presidente da comissão de direito eleitoral da subseção, Augusto Mário Caldeira Paulino, e outras autoridades.

O presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, destacou a importância da Constituição Federal e os direitos fundamentais nela insculpidos, entre eles, os direitos sociais, culturais, políticos, econômicos e individuais. “Sem dúvida, a Carta Cidadã trouxe à sociedade brasileira progresso social, econômico, jurídico e político, tendo reservado papel de destaque ao Poder Judiciário, ao Ministério Público e à Advocacia, protagonistas constitucionais destinados a protegê-la e a dar-lhe efetividade”, citou.

Ele agradeceu ao vereador Joel Gomes Moreira Filho pela homenagem. “Em primeiro lugar, quero dedicar esta homenagem a Deus, pois ele é a eterna fonte da verdade, da sabedoria, da justiça e do amor. Prosseguindo, dedico esta honraria à minha família, em especial, à minha amada esposa Joyce e ao meu querido filho Arthur, eternos companheiros. Também não posso deixar de agradecer a todos àqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para o meu engrandecimento e aperfeiçoamento como ser humano. Quero agradecer ao nosso querido amigo Joel Moreira Filho, ilustre e honrado vereador, por esta homenagem. Sinto-me profundamente honrado em receber, através de sua indicação, esta importante honraria da Câmara Municipal de Belo Horizonte, capital mineira onde tive o orgulho de nascer. Por fim, peço licença, para dedicar esta homenagem a cada advogado e advogada da 54ª Subseção da OAB/MG. Sem dúvida, cada um dos colegas que integram a nossa Subseção, dedicam ou já dedicaram, de algum modo, parte de suas vidas a proteger os interesses da sociedade, a fim de garantir o pleno e efetivo exercício da cidadania. Logo, não poderia deixar de compartilhar este momento tão importante e significativo com vocês. Muito obrigado”, finalizou.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *