Manhuaçu: 45 anos de cadeia para assassino que matou 3 pessoas em Dom Corrêa

homicidios-domcorrea-manhuacu

Foto: Eduardo Satil

Depois de dois anos e sete meses presos, três dos cinco acusados do triplo homicídio no Córrego dos Vieiras, Dom Corrêa, foram a julgamento, nesta quarta-feira, 27/11. Os jurados entenderam que Vinícius Lopes do Carmo foi responsável pelos disparos que tiraram a vida do casal José Paulo Ferreira de Souza, a esposa Valdineia Paim Batista, grávida de nove meses e que daria a luz no dia seguinte, além da amiga do casal, Claudiana Silva que veio da cidade de Alto Jequitibá, para ajudar a cuidar da criança que iria nascer. O acusado foi condenado a 16 anos e seis meses por cada homicídio e, ainda há quatro anos e meio pelo crime de aborto. O total da pena foi de 45 anos e 9 meses de reclusão no regime fechado. Os outros dois foram absolvidos.

O crime que aconteceu na noite do dia 1o de fevereiro de 2011, às vésperas do parto da vítima Valdineia Paim Batista. Os denunciados Vinícius Lopes do Carmo, Reinaldo Souza Martins e Marciley da Silva Afonso, previamente ajustados com Regiane Lopes do Carmo e José Roberto de Oliveira, dirigiram -se até a residência das vítimas na zona rural de Dom Correa. Sem piedade, já foram invadindo a casa e atirando contra as três pessoas, que morreram no local.

A investigação realizada pela equipe da Delegacia de Homicídios, descobriu que o acusado Vinícius Lopes do Carmo contatou os amigos, Reinaldo Souza Martins e Marciley da Silva Afonso , com quem possuía laços de amizade, tendo estes últimos aderido ao esquema criminoso, para executar os crimes de homicídio e aborto.

De acordo com os investigadores, Vinícius Lopes, Reinaldo Souza Martins e Marciley da Silva Afonso adentraram à casa e, ao se depararem com Claudiana Silva que estava dormindo, desferiram contra a mulher um tiro. Logo após, os três se dirigiram ao quarto, onde dormia José Paulo Ferreira de Souza, que foi alvejado por vários disparos. Valdinéia Paim Batista, ao perceber que os tiros eram dados a ermo, tentou sair do local e foi atingida por dois disparos. A polícia descobru também, que a arma usada no crime teria sido adquirida po R$ 1.100,00, de um homem morador de Manhuaçu.

Delegado da Homicídios indicia, Justiça pronuncia

Em tempo recorde, o delegado responsável pelas investigações, Getúlio Vargas de Lacerda fechou o inquérito e pediu o indiciamento de Vinícius Lopes do Carmo, José Roberto de Oliveira, Marciley da Silva Afonso, Reinaldo Martins, Regiane Lopes do Carmo e Miguel Cassiano Sobrinho, que vendeu a arma e, depois desfez da transação com Reinaldo Martins. No decorrer do processo, o juiz percebeu não haver nenhuma prova contra Regiane Lopes, que foi excluída do processo e impronunciada.

Mas, no que se refere a autoria dos três crimes de homicidio qualificado, o Ministério Público Estadual disse que havia muitos indícios suficientes demonstrando que, os acusados Vinícius Lopes do Carmo, José Roberto de Oliveira, Reinaldo Martins e Marciley da Silva Afonso haviam envolvimento com o triplo homicídio, devido vestígios consubstanciados na prova colhida durante a fase inquisitiva.

Levados a julgamento nesta quarta-feira, os acusados Reinaldo Martins e Marciley da Silva Afonso tiveram o processo desmembrado e ainda destituiram a defesa. Já os denunciados, José Roberto de Oliveira, Vinícius Lopes do Carmo e Miguel Cassiano foram a julgamento.

A todo o momento, os advogados de defesa demonstravam a certeza de que seus clientes eram inocentes. A tese de negativa de autoria não foi suficiente, para que os jurados tivessem entendimento de presunção de inocência do acusado, Vinícius Lopes do Carmo.

O advogado de José Roberto de Oliveira, Zanone Manuel ressaltou que nada colocava seu cliente na cena do crime. Mas, o promotor de justiça, Dr.Carlos Samuel, no decorrer da argumentação pediu absolvição de José Roberto. O mesmo aconteceu com Miguel Cassiano: não se provou ligação da venda da arma para matar os moradores de Dom Correa.

Ao final, o juiz da Vara Criminal, Dr.Maurício Navarro Bandeira de Mello leu a sentença. O tribunal do Juri reconheceu que, José Roberto e Miguel Cassiano não tiveram participação no triplo homicídio. Os jurados entenderam que o acusado, Vinícius Lopes do Carmo foi responsável pelos disparos que ceifaram a vida do casal e da amiga. O acusado foi condenado a 16 anos e seis meses por cada homicídio e, ainda há quatro anos e meio pelo crime de aborto. O total da pena foi de 45 anos e 9 meses de reclusão no regime fechado.

Eduardo Satil – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *