Manhuaçu: Instituto Caminhar forma 107 Guardas Mirim

agente2 agentes1Em solenidade realizada no dia 22/11, o Instituto Caminhar realizou a formatura da primeira turma da Guarda Mirim, em Manhuaçu. A solenidade contou com a presença do comandante do 11o B.P.M. Ten.Cel.Santiago; juiz da Vara Criminal e da Infância e da Adolescência, Dr. Marco Antônio Silva, acompanhado da esposa, Dra.Daniela (juíza da Vara do Juizado Especial); presidente da Câmara, Maurício Júnior; Carlos Eduardo Amaral de Paula (Diretor Adjunto do Presídio de Manhuaçu), além de representantes da OAB, líderes religiosos, convidados e familiares dos formandos.

O projeto foi implantado primeiramente nos distritos de Vila Nova e Sacramento. Agora, se concretiza em Manhuaçu com 107 guardas mirins, preparados para prestar serviço no comércio, escritórios e outros estabelecimentos.

Durante seis meses, os adolescentes tiveram aulas práticas e teóricas ministradas por professores preparados, que foram responsáveis a prepararem os adolescentes, transmitindo a eles o conhecimento suficiente para se tornarem pessoas responsáveis e dedicadas na Guarda Mirim. Para a concretização do projeto e formação da primeira Guarda Mirim de Manhuaçu, a diretoria do Instituto Caminhar contou com o apoio do Comando do 11o B.P.M., que permitiu que as dependências da Unidade fossem utilizadas para as atividades inerentes à formação dos adolescentes.

O projeto da Guarda Mirim tem o apoio do juiz da Vara da Infância e Adolescência, Dr. Marco Antônio Silva e da delegada de menores, Lujan Pinheiro. Desde o início, a diretoria do Instituto Caminhar tem desenvolvido as atividades, com orientação necessária para que as ações sejam efetivas, com o aval das autoridades.

Momento emocionante para todos

Foi escolhido paraninfo dos formandos, o juiz da Vara da Infância e Adolescência, Dr. Marco Antônio Silva, que de forma singular dirigiu aos formandos palavras de incentivo para que continuem sempre em busca de conquistas, que sirvam de exemplo para tantos outros. O magistrado também enalteceu o trabalho desenvolvido pelos agentes penitenciários, Vieira e Rocha, que têm dedicado todo o tempo, em prol dos adolescentes pertencentes ao Instituto Caminhar. “Nosso desejo é que, cada formando possa saber da importância desse momento, em que os familiares também se congratulam. Aos agentes, Vieira e Rocha que são dedicados ao trabalho voluntário, que possam ter a vontade de continuarem esse trabalho. Com pessoas assim, certamente teremos a transformação social que tanto sonhamos”, disse o paraninfo dos formandos.

O comandante do 11o B.P.M. Ten. Cel. Santiago também enalteceu o trabalho dos agentes, Vieira e Rocha pela dedicação ao projeto Instituto Caminhar. Segundo ele, a iniciativa é razão de orgulho para a sociedade. As palavras do Comandante do 11o B.P.M. emocionaram o presidente do Instituto Caminhar, agente Vieira, que não conteve as lágrimas.

Para o presidente do Instituto Caminhar, agente Vieira, os seis meses de trabalho até a formatura foi  mais que um aprendizado, pois, no dia a dia foi possível conhecer cada guarda mirim, a família e o desempenho na escola. Ele ressalta que a Guarda Mirim  está sendo inserida em Manhuaçu, com o intuito de reestabelecer as famílias e salvar os jovens do  mundo da delinquência. “Queremos o primeiro emprego sim, mas acima de tudo está a condição do seio familiar. Resgatar o amor à família é nosso desejo. E o nosso trabalho foi de aproximação das famílias dos 107 formandos, que ficaram felizes com a mudança comportamental dos filhos”, ressalta o agente Vieira.

Ao falar sobre o estreito relacionamento entre a diretoria e os adolescentes, o presidente do Instituto Caminhar se emocionou, por sentir que o resultado do trabalho é como se fosse uma nova estrada e oportunidade surgindo. Com a voz embargada, agente Vieira diz que a presença de “Deus” na vida de cada guarda mirim, da diretoria e de todos que acreditam no trabalho tem feito a diferença. “Para mim e para o agente Rocha, o desafio é diário. Mas através desses adolescentes, a sociedade manhuaçuense vai conhecer o Instituto Caminhar e, certamente eles vão fazer a diferença, pois sabem que integram à família GM, à família Guarda Mirim”, completa o agente Vieira.

Eduardo Satil

Compartilhe

PinIt

One thought on “Manhuaçu: Instituto Caminhar forma 107 Guardas Mirim”

  1. Ivone Boechat disse:

    Sonhar

    Ivone Boechat (autora)

    Sonhar o impossível
    é fazer milagre,
    basta acordar,
    ultrapassar o limite,
    vencer barreiras
    e chegar!
    O sonho
    é ventre do milagre,
    vitória é filha da vida,
    vida é milagre,
    basta confiar.
    http://sitedepoesias.com/poesias/95086

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *