Café: Governo congela pagamento de dívidas de cafeicultores até 2015

O Ministério da Agricultura pediu ao CMN (Conselho Monetário Nacional) o congelamento do pagamento das dívidas dos produtores de café, numa tentativa de ajudar o setor que enfrenta dificuldades com os baixos preços do produto.

“As dívidas de custeio e comercialização serão renegociadas, com o primeiro vencimento em julho de 2015”, disse o ministro Antônio Andrade, durante entrevista coletiva em Brasília nesta sexta-feira, 22/11.

O ministro ressaltou que as medidas ainda precisam ser aprovadas pelo CMN, mas recebeu indicativos de que o voto favorável deverá ser feito ainda nesta sexta-feira.

Os produtores ainda terão obrigação de pagar 20% das dívidas atuais. Os 80% restantes serão pagos em parcelas ao longo de cinco anos a partir de 2015.

“Nós queremos que os produtores parem de vender café para fazer frente às dívidas”, disse Andrade.

Os preços do café arábica, que responde por cerca de três quartos da produção brasileira do grão, atingiram no início de novembro o menor nível médio desde agosto de 2002, segundo acompanhamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Os preços do café em Nova York atingiram uma mínima de cerca de sete anos no início deste mês, influenciados pela grande oferta global, principalmente com origem no Brasil, maior produtor e exportador.

O Ministério da Agricultura não soube informar o volume exato de dívidas que serão renegociadas.

Fonte: www.uol.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *