Manhuaçu: APAE e pactuação da saúde marcam a reunião dos conselheiros de saúde

ana-ligia-sus -manhuacuOs conselheiros de saúde se encontraram mais uma vez em Manhuaçu, em uma reunião de caráter extraordinário. Dois assuntos foram apresentados pela conselheira e funcionária da Secretaria de Saúde, Ana Lígia de Assis: Pactuação da Saúde, transição 2013/2015 e implantação do SERDI (Serviços Especializados de Reabilitação em Deficiência Intelectual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do SUS/MG). Nos assuntos gerais conselheiros fizeram cobranças junto à Secretaria de Saúde.

Pactuação da saúde

Os conselheiros de saúde foram informados da média de atendimentos em todos os segmentos do Sistema Único de Saúde (SUS), prestados no período 2010/2012, em Manhuaçu. Com base nestes resultados médios a Secretaria de Saúde apresentou o projeto de pactuação da saúde para o ano de 2013, com vistas à pactuação de transição até o ano de 2015. Pactuação dos serviços de saúde são as definições de investimentos por parte do Município, Estado e Federação.

SERDI

Todos os serviços prestados pela APAE na área da saúde serão acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, as APAE’s prestam os serviços e apresentam relatórios à Secretaria de Saúde, que repassa os recursos do SUS para pagamentos destes serviços. Com a criação do SERDI (Serviços Especializados de Reabilitação em Deficiência Intelectual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do SUS/MG), haverá participação direta de equipes da Secretaria de Saúde no monitoramento destes serviços. Nos municípios onde existe o CER (Centro Especializado de Reabilitação) os serviços serão assumidos por este setor. Em Manhuaçu, o CER ainda será construído, sendo assim, a APAE continua prestando os serviços. Os conselheiros tomaram ciência destes temas relacionados aos serviços da APAE, eximindo as dúvidas sobre este assunto que tem ganhado repercussão e até comentários inapropriados de que as APAE’s irão acabar. Nada mais que boatos sem fundamentos.

Cobranças

Conselheiro Jadir, de São Pedro do Avaí, informou que está faltando medicamentos na unidade de saúde local. Conforme o conselheiro, após verificação na farmácia da Secretaria de Saúde, contatou-se que a falha é da unidade de saúde que não estaria fazendo os pedidos junto à farmácia. O conselheiro reclamou ainda que os resultados dos exames preventivos não estão chegando na unidade de saúde de São Pedro do Avaí. Também foram pedidas melhorias nos banheiros da Secretaria de Saúde  que atendem as pessoas que vão até o local para buscar atendimento nos setores de ortopedia e raios x.  Jadir solicitou ao conselho que peça ao secretário de Saúde, Dr. Gullivert de Oliveira, que permaneça até o final da reunião do conselho de saúde, pois os assuntos gerais precisam ser ouvidos pelo secretário que não tem permanecido até o final de todas as reuniões.

Transporte de pacientes de outros municípios

Conselheiro Renato pediu esclarecimentos e o fim do transporte de pacientes de outros municípios nos veículos da Secretaria de Saúde. Segundo ele, existem pessoas que estão até solicitando e retirando o cartão SUS em Manhuaçu, mesmo sem residir no município. É preciso encontrar um mecanismo para que isso deixe de acontecer.

Resposta aos ofícios

Conselheiro Marivaldo solicitou uma resposta aos ofícios enviados pelo Conselho à Secretaria de Saúde. Conforme o conselheiro, a Secretaria está demorando demais para responder estes ofícios. Elisabeth Marçal, secretária do Conselho, informou que alguns dos ofícios já foram respondidos. A leitura dos mesmos será feita na próxima reunião do Conselho.

Ultrassonografia

Conselheira Thaís pediu esclarecimentos junto ao setor de ultrassonografia, pois aconteceu recentemente de uma pessoa de 80 anos estar no local para fazer um exame e sem explicação teve que voltar para casa.

Assessoria de Imprensa do CMS

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *