Celulares: É preciso acrescentar o dígito 9. Saiba mais…

Usuários de telefones de celulares devem ficar atentos porque terminou na quarta-feira, 6/11, o prazo para atualizar os números. O dígito nove terá que ser inserido em todas as ligações feitas de telefones móveis para qualquer operadora dos estados do Rio de Janeiro (DDDs 21,22 e 24) e do Espírito Santo (DDDs 27 e 28).

A nova norma foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no dia 22 de agosto deste ano. De acordo com a ANATEL, o acréscimo foi desenvolvido por causa do aumento do serviço da terceira geração (G3) que entre agosto de 2012 e abril deste ano contabilizou um aumento de cerca de 14,53 milhões de pontos. Anteriormente a tecnologia da segunda geração (2G) era mais utilizada.

Com a nova função o número da redação do site Ururau, por exemplo, ficará assim: 99897-3770 e 99882-4858. Para fazer ligações de telefones móveis para outra cidade do estado do Rio é preciso colocar o DDD da região, a operadora e o nove.

Para ajudar na adaptação, alguns aplicativos de smartphone ajudam a atualizar as agendas telefônicas, o “9D+”, “nonoDígito” e o “9 dígitos”.

O “9 dígitos” tem duas versões. A gratuita não acrescenta o novo dígito na agenda, mas permite que o consumidor veja e ligue os números usando o nove. Para os iOS, o aplicativo custa US$ 1.

Ao invés de simplesmente incluir o nono dígito nos celulares do Rio e do Espírito Santo, o “9d+” pode criar um novo número atualizado dentro do contato e manter o antigo. Assim você vê se a transição foi feita corretamente sem correr riscos. Gratuito para Android.

E o “nonoDígito” tem versões pagas e gratuitas para iOS. Seu diferencial é a capacidade de criar um backup automático da agenda que pode ser restaurado a qualquer momento.

Informações Click/Carangola

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *