MEIO AMBIENTE

O que fazer com o lixo produzido?

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste domingo, 5/6, a Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, falou em rede nacional de rádio e televisão. No teor da explanação da ministra a questão do lixo no Brasil, lembrando, inclusive que a partir de 2014 não poderá haver mais lixão a céu aberto. Este é um tema dos mais importantes. O que fazer?

Coleta seletiva


É preciso implantar a coleta seletiva de lixo. Este é um grande desafio. Em poucos municípios este tipo de recolhimento existe devido às dificuldades e à falta de incentivo por parte dos governos nas três esferas. No entanto, existem outros problemas que precisam ser enfrentados: construção das usinas de compostagem e reciclagem de lixo, disponibilidade de lixeiras adequadas em pontos estratégicos e principalmente conscientização, educação e preparação para que a população entenda e participe de todo o processo. Somente com o envolvimento de todos conseguiremos minimizar o problema.

Manhuaçu


A realidade de Manhuaçu, localizado na zona da mata mineira, se assemelha à da maioria dos municípios brasileiros. Não possui coleta seletiva, não investe num programa de orientação e educação nas escolas infantis (visando resultados a médio e longo prazos), não incentiva a coleta seletiva com a disponibilização de lixeiras adequadas e possui uma usina de reciclagem que precisa de mais investimentos.

Usina regional de reciclagem de lixo


Há poucos dias, houve reunião na Câmara de Vereadores para tratar do problema lixo. Foi apresentada proposta de criação de um consórcio de municípios e implantar em Manhuaçu uma usina regional de reciclagem e compostagem de lixo. Boa ideia, entretanto, deve ser discutida amplamente por vários motivos: Primeiro: a implantação é de alto custo; Segundo: o município produz grande quantidade de lixo e ainda irá receber os resíduos dos parceiros do referido consórcio; Terceiro: não existe pessoal capacitado; Quarto: a estrutura deverá ser de ponta, pois não poderá deixar de funcionar por problemas de ordem técnica, já que o lixo é produzido todos os dias; Quinto: a educação da população deverá ser iniciada muito antes do início do processo. Muitos outros motivos poderiam ser enumerados, mas, somente estes já rendem uma boa discussão. É hora de começar a pensar em tudo isso. 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *