ALERTA

Água de minas estão impróprias para o consumo na Ponte da Aldeia, Bom Jardim e Alfa Sul
Há algum tempo as águas de minas da região do Bairro Ponte da Aldeia estavam sob suspeita. Moradores “ouviam” dizer que o líquido estava contaminado e que não deveriam consumi-lo. Agora é oficial. As minas da Ponte da Aldeia, Bom Jardim (próximo à Eureka) e acesso para o Alfa Sul estão contaminadas por Coliforme total e Escherichia coli. Outras, na Vila Formosa e Sagrada Família,  estão sendo analisadas. A água de nenhum destes lugares, onde o resultado é oficial, deve ser usada para consumo humano.
Placas de alerta
A Vigilância Ambiental do SUS Manhuaçu fixou nos locais citados anteriormente, placas que alertam para os riscos da utilização da água. Conforme a coordenadora do Setor, Emilce Estanislau Fialho, a orientação é para preservar a saúde da população evitando problemas de contaminação e doenças consequentes. Segundo ela, a bactéria Escherichia coli pode causar sérios danos à saúde (confira no quadro). No acesso ao Bairro Alfa Sul, não se sabe se por vandalismo ou insatisfação, foi retirada a placa de alerta fixada ao lado da mina. Atitudes assim não contribuem em nada com a saúde da população, pelo contrário, coloca em risco, afirma a coordenadora a Vigilância Ambiental.
Monitoramento contínuo
O Programa VIGIAGUA é o responsável pelo monitoramento das águas de minas e também da água que abastece Manhuaçu, através do SAAE. O VIGIAGUA, implantado a partir da Portaria MS N.º 518, de 25 de março de 2004, estabelece que o controle da qualidade da água é de responsabilidade de quem oferece o abastecimento coletivo ou de quem presta serviços alternativos de distribuição. No entanto, cabe às autoridades de saúde pública das diversas instâncias de governo a missão de verificar se a água consumida pela população atende às determinações dessa portaria, inclusive no que se refere aos riscos que os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água representam para a saúde pública. As  ações básicas e estratégicas para a efetiva implantação da vigilância da qualidade da água para consumo humano, envolve as três esferas governamentais do setor saúde (federal, estadual e municipal), obedecendo, desta forma, os princípios que orientam o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
Escherichia coli
Conhecida na forma abreviada por E. coli, é um grupo grande e diverso de bactérias. Embora a maioria das variedades sejam inofensivas, outras podem provocar doenças. 
Alguns tipos de Escherichia coli podem causar diarréia, enquanto outros provocam infecção urinária, doença respiratória, pneumonia e outras doenças. 
Os sintomas de infecção variam de pessoa para pessoa, mas frequentemente incluem cólicas estomacais severas, diarréia (frequentemente com sangue), e vômito. Se houver febre, ela geralmente não é muito alta, menos de 38,5˚C. A maioria das pessoas fica melhor dentro de 5 a 7 dias. Algumas infecções são moderadas, porém outras são graves e até ameaçam a vida.
A infecção por infecção por Escherichia coli pode ser prevenida das seguintes formas:
* Lavar as mãos cuidadosamente depois de usar o banheiro, trocar fraldas, e antes de preparar ou comer alimentos.
* Lavar as mãos depois de contato com animais em seu ambiente (fazendas, zoológicos, feiras).
* Evitar laticínios não pasteurizados.
* Evitar engolir água ao nadar em lagos, represas e piscinas.
Coliformes totais
O grupo de bactérias determinado Coliformes totais são aquelas que não causam doenças, visto que habitam o intestino de animais mamíferos inclusive o homem.
Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS)

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *