CIGARRO

Desafio para saúde pública
Para marcar o Dia sem Tabaco, na última terça-feira, 31/05, o Ministério da Saúde – por meio do Instituto Nacional do Câncer (INCA) – lançou o Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco. Na página, o internauta poderá encontrar as mais recentes informações sobre o controle do tabagismo no Brasil, bem como ser direcionado aos sites dos órgãos que integram a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro (Conicq). O acesso ao Observatório pode ser feito no link www.inca.gov.br/observatoriotabaco.  Além disso, o tratamento para pessoas que querem parar de fumar – disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) – terá acréscimo de 63% em seu orçamento. Em 2011, o valor investido deve chegar a R$ 45,6 milhões, contra os R$ 28 milhões aplicados em 2010.
Descontos nos planos de saúde
Está aberta consulta pública da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que estimula as operadoras de planos de saúde a criarem programas de promoção da saúde a seus usuários. Pela proposta, o usuário de plano de saúde que aderir a esses programas poderá ter desconto na mensalidade. O texto está disponível para contribuições até 14 de junho, no site www.ans.gov.br. Aberta no último dia 16 de maio, a consulta recebeu, só no primeiro dia, mais de três mil sugestões de usuários. A expectativa é que, após normatização dos incentivos por parte da ANS, as operadoras possam formatar seus programas de acordo com o perfil de seus clientes.
Vontade de parar de fumar
Em 2010, o Departamento de Ouvidoria Geral do SUS realizou mais de 2 milhões de atendimentos a cidadãos interessados no tema tabagismo. Em 80% dos atendimentos, as pessoas eram fumantes. Do total de pessoas atendidas, 60% estavam interessadas em como parar de fumar e 20%, em como ajudar outra pessoa a parar de fumar. Os dados mostram, também, que 30% dos atendidos tinham entre 20 e 29 anos e que 42% tinham o ensino fundamental incompleto. E 78% das pessoas que buscaram atendimento conheceram a Ouvidoria por meio dos maços de cigarro.
Manhuaçu
No município, o SUS tem trabalhado com todos os funcionários da que atuam no setor de saúde, incentivando-os a deixarem o vício. Num segundo momento serão desenvolvidas ações junto à população. Algumas unidades de saúde já realizam projetos pilotos de conscientização e combate ao tabaco.
Informações Ministério da Saúde e SUS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *