VIDA NO PLANETA – ESPORTE

CCAA pedalando em favor do Meio Ambiente


O Dia mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. Durante uma semana várias atividades serão realizadas no mundo inteiro visando conscientizar a população, afinal, de sua preservação dependemos. Para comemorar a data em contato com a natureza, no sábado, 4 de junho, acontece a 4ª edição do  “Pedalando com o CCAA”. Com o tema “A aventura continua”, a promoção é cercada de expectativa. Inscreva-se na unidade do CCAA Manhuaçu, à Rua Reverendo Antônio Godoy, descida da Igreja Presbiteriana, centro da cidade. Não perca a oportunidade de pedalar e se divertir num evento que valoriza a saúde. O vencedor leva 10 litros de sorvete.
Percurso
De acordo com o Marcelo Cerqueira, a saída será de frente do CCAA, seguindo até uma propriedade rural após o Bairro Matinha (cerca de 2 quilômetros), onde haverá uma parada para lanche. A saída está prevista para as 13:00 com retorno pela AABB e encerramento previsto para as 17:00. O trajeto percorrerá estradas vicinais, estradas de lavouras e pastos. Mas, nada que ofereça riscos aos participantes. Pessoas dos oito aos oitenta anos podem participar, brinca Marcelo.

A data – história


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. Alguns dos principais esforços em relação ao Dia do Meio Ambiente são:

Mostrar o lado humano das questões ambientais;


Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;


Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;


Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

Índia


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou que a Índia, uma das economias que mais crescem no mundo, está abrangendo o processo de transição para uma Economia Verde, e será pela primeira vez a anfitriã global do Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema desse ano “Florestas: a Natureza a seu serviço” ressalta a ligação intrínseca entre a qualidade de vida e a saúde das florestas e dos ecossistemas florestais. O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente também apóia o Ano Internacional das Florestas promovido pelas Nações Unidas. A Índia é um país com 1 bilhão e 200 milhões  de pessoas que continua a exercer uma enorme pressão sobre as florestas, especialmente em áreas densamente povoadas, aonde o cultivo em terras marginais e o intenso pastoreio vem contribuindo para a desertificação. Mas o governo indiano também encontrou soluções. Enquanto que as pressões sócio-econômicas nas florestas do país são enormes, o país implantou um sistema de plantio de árvores para combater a degradação da terra e a desertificação, incluindo quebra-ventos e abrigos para proteger a terra agrícola. Assim, na conservação de seu ecossistema, a Índia introduziu com êxito projetos que acompanham a saúde das plantas, animais, água e outros recursos naturais. A Índia também lançou um programa de compensação de arborização no qual qualquer desvio das florestas públicas para fins não florestais é compensado através do reflorestamento em áreas degradadas ou não florestais. Os fundos recebidos a título de compensação são usados para melhorar o manejo florestal, a proteção das florestas e das áreas mananciais. Além disso, uma autoridade do governo foi criada especificamente para gerir esse programa.

Achim Steiner, Subsecretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, disse: “Em quase 40 anos de história do Dia Mundial do Meio Ambiente, as cidades e as comunidades da Índia estão entre as mais ativas com uma infinidade de eventos realizados no país a cada ano – por isso é mais do que justo que essa economia em rápido desenvolvimento seja o país anfitrião em 2011”.

Se você vai promover algum evento sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, faça como o CCAA. Envie-nos. Teremos prazer em divulgar.


Com informações: brasilpnuma.blogspot.com

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *