Boletim de Ocorrência já pode ser solicitado por aplicativo do Governo de MG

Pelo celular, cidadão acessa a Delegacia Virtual e faz o registro sem precisar se deslocar até uma unidade policial, tornando o processo mais ágil e cômodo

O MGapp, aplicativo de serviços do Governo de Minas Gerais, ganhou mais uma funcionalidade: a Delegacia Virtual, onde é possível fazer o registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico para os casos de acidente de trânsito sem vítima.

A partir de agora, o documento pode ser solicitado sem a necessidade de ir presencialmente a uma unidade policial. Para registrar o boletim, o usuário deve acessar o aplicativo e clicar no menu Delegacia Virtual. Após aceitar os termos de compromisso, basta preencher o formulário com os dados solicitados.

As informações são analisadas pela Polícia Civil. Se os dados estiverem corretos, serão validados no Sistema de Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), utilizado em conjunto pelas Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, e o responsável pela ocorrência recebe o link do boletim por e-mail. O serviço já está disponível para usuários do sistema Android. A versão para iOS deverá ser disponibilizada em maio.

“Qualquer pessoa pode registrar o boletim via MGapp desde que o acidente tenha ocorrido em Minas Gerais”, informa o delegado e coordenador de sistemas da Polícia Civil de Minas Gerais, Breno Azevedo de Carvalho.

Para o delegado geral e superintendente de Informações e Inteligência Policial da Polícia Civil, Helbert Alexandre do Carmo, o novo serviço será benéfico tanto para a sociedade quanto para os agentes. Segundo o delegado geral, a maior parte das reclamações nas unidades policiais é quanto ao período de espera para fazer o registro.

“Com essa autonomia, a população poupa tempo de deslocamento até a unidade e economiza dinheiro, já que não gastará com transporte. Na outra ponta, os policiais poderão se empenhar em demandas mais complexas”, relata Helbert Carmo.

Outros serviços

A expectativa é que os demais serviços da Delegacia Virtual, como desaparecimento de pessoa, localização de desaparecido e desconhecido; perda de documentos e objetos; e registro de danos simples também sejam disponibilizados no MGapp.

Segundo o superintendente central de Governança Eletrônica da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz Lara, a parceria entre a secretaria e a Polícia Civil resulta em mais praticidade para a população. “Estamos trabalhando em conjunto para oferecer soluções eficazes para os mineiros. A tendência é que eles consigam ter acesso aos mais variados serviços do Governo”, diz.

Comodidade

Lançado em 2016, o MGapp já foi baixado mais 380 mil vezes e está sempre recebendo inclusão de serviços para facilitar o dia a dia dos mineiros. Atualmente, são 53 serviços públicos divididos em 13 áreas.

Por meio do aparelho celular é possível agendar horário para atendimento nas UAI’s para serviços como emissão de carteira de trabalho e identidade, requerimento de seguro desemprego, dentre outros.

Órgãos estaduais também estão presentes no aplicativo, dentre eles a Hemominas, Detran-MG, Copasa e Cemig. Em um único menu é possível acessar a certidão negativa de débitos, histórico de consumo, solicitar segunda via de conta e reportar vazamentos.

Além desses serviços, o aplicativo oferece ao cidadão a possibilidade de consulta a medicamentos da rede pública estadual, agendamento nas Suprams para processos relativos a licenciamento ambiental e reserva de voos para cidades do interior do estado pelo Programa Voe Minas Gerais. Para os servidores públicos estaduais, o MGApp possui a opção de visualizar e salvar o contracheque.

O MGapp, que foi desenvolvido pela Prodemge, é gratuito e está disponível para download nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS.”

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