Cardiologista Dr. Pedro Paulo fala sobre Medicina Integrativa/Envelhecimento Saudável

dr. pedropaulo dr. pedropaulo-2 dr. pedropaulo-4
<
>

O médico cardiologista de Manhuaçu, Dr. Pedro Paulo Pereira de Paiva, tem buscado novos conhecimentos para oferecer aos seus clientes/pacientes um tratamento médico diferenciado, trata-se da Medicina Integrativa/Envelhecimento Saudável.

São vários cursos feitos (Drs. Lair Ribeiro e Artur Lemos) com dedicação para apresentar para Manhuaçu uma maneira muito efetiva de viver focado na saúde e não na doença.

A seguir o Dr. Pedro Paulo explica em um breve artigo um pouco mais sobre este tema. Também nosso leitor pode ouvir a entrevista concedida pelo médico ao Jornalista Luiz Nascimento pela Rádio Manhuaçu.

Artigo

Envelhecimento saudável

O envelhecimento é uma situação natural em nossas vidas e fruto do avanço das técnicas médicas, uma vez que, no início do século passado a expectativa média de vida de nossos antepassados era de aproximadamente 50 anos e hoje, em torno de 75 anos.

O leitor desatento vai acreditar que então tudo que estamos fazendo em termos de alimentação e estilo de vida está correto, pois estamos vivendo muito mais! Só que o fato que deve ser lembrado é o de que naquela época a maioria das mortes era devido à pneumonia,  tuberculose e diarreias infecciosas. Com a descoberta da Penicilina na década de 40 ocorreu um grande salto na sobrevida e logo nas taxas de envelhecimento da população.

O que a maioria de nós esquece e que não basta envelhecer, mas sim envelhecer com qualidade de vida, ou seja, buscando um envelhecimento saudável. Para obter isto é necessário cuidar do nosso corpo desde jovens e não simplesmente esperar as doenças surgirem e imaginar que o médico oferecerá uma pílula mágica que resolva todos os problemas que adquiridos no decorrer dos anos de descuido e exageros!

É neste ponto que entra a Medicina Integrativa. Ela busca não “fatiar” o paciente como ocorre no modelo médico atual onde um paciente possui vários especialistas, que na maioria das vezes, não se interagem para tentar solucionar os problemas de sua saúde.

Importante salientar que as doenças podem ser divididas em quatro estágios de 1 a 4!

No estágio 4 a doença já está instalada e somente com intervenções medicamentosas pode se obter o alívio (literalmente remediar), pois neste estágio a cura  dificilmente é obtida!

No estágio 1 é onde medidas muitas vezes simples  como um exercício físico pode trazer reemissão das alterações!

É no estágio 2 e 3 que a atenção maior deve ser dada, pois as alterações neles encontradas precedem as doenças por anos e com a otimização dos níveis de minerais, vitaminas e hormônios pode-se impedir a progressão para o estágio de doença e aí sim curar o indivíduo! Estamos falando aqui não em manter os níveis dos seus exames apenas dentro daqueles parâmetros fornecidos pelos laboratórios como normais, mas, sim mantê-los dentro de padrões considerados ótimos!

Podemos e devemos viver como uma lâmpada que brilha até o último instante antes de se queimar ao invés de passar os últimos 15 a 20 anos de nossas vidas acamados ou dependentes de terceiros para desempenhar funções básicas de sobrevivência!

Dr. Pedro Paulo – Cardiologista

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *