Seminário de Educação Inclusiva é realizado em Manhuaçu

seminario1 seminario2 seminario3 seminario4
<
>

Um positivo debate e a troca de experiências sobre a convivência com pessoas com autismo em sala de aula ocorreram nesta segunda-feira, 02 de abril, durante o Seminário de Educação Inclusiva, realizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Manhuaçu, com o apoio do Legislativo, SRE e Conselho M. de Educação. Nesta data se comemora o ‘Dia Mundial da Conscientização do Autismo’ ou o ‘Dia Mundial do Autismo’.

Ocorrido no anfiteatro Vereador Camillo Felipe Nacif, na Câmara Municipal, o evento reuniu profissionais de ensino das redes municipal, estadual e particular de ensino, com agradável programação e importantes palestras. A Banda de Música do 11º Batalhão de Polícia Militar executou o Hino Nacional Brasileiro.

A Prefeita Cici Magalhães participou da abertura, juntamente com a Secretária M. de Educação, Luizaura Januário; Diretora de Educação, Dilma Resende; Chefe de Gabinete, Sandra Cerqueira; Superintendente Regional de Ensino, Vitória Magalhães, Médico Dr. Luiz Prata e esposa, Dra. Beatriz Prata – pais das palestrantes -, e representantes do Conselho Municipal de Educação, Celeste Maria Fraga Oliveira (Presidente) e Telma Natal. Representantes das Secretarias de Educação de Mutum, Manhumirim e de Reduto também estiveram presentes, além de diretores e coordenadores de escolas municipais e estaduais e Professor Luiz Pessoa (Lion Club).

O Dia Mundial do Autismo foi instituído com o propósito de ajudar a conscientizar a população sobre este transtorno no desenvolvimento do cérebro, que afeta cerca de setenta milhões de pessoas em todo o mundo.

No decorrer da programação, entre 8h da manhã e 16h, foram ministradas duas palestras. A primeira ocorreu de manhã e foi apresentada pela Psicóloga e Mestre em Ciências da Saúde, Dra. Lídia de Lima Prata. Foi concedida palavra franca, que se revelou como importante momento de troca de experiências, a partir da narração de casos vivenciados em sala de aula, junto aos alunos, por parte dos professores presentes. A palestrante respondeu às perguntas e apresentou sugestões sobre como proceder no relacionamento com estas crianças e jovens, colegas de sala e seus pais.

Após almoço servido aos participantes, na EM São Vicente de Paulo (CAIC), a programação continuou. A Professora Márcia de Souza Lacerda, da SME, e do cantor Rafael Concolato Sales realizaram apresentação musical, abrindo este segundo momento do seminário.

A palestra da tarde foi ministrada pela Advogada Dra. Cynthia de Lima Prata Abi Habib, pós-graduada em Direito da Educação, cofundadora da ASA TEA/MG (Associação da Síndrome de Asperger no Transtorno do Espectro do Autismo); membro do laboratório LAPPEEI da UFMG (Laboratório de Psicologia, Psicanálise, Educação Especial e Inclusão da Universidade Federal de Minas Gerais) e colunista na revista digital Tendência Inclusiva.

Mais uma vez houve palavra franca, o que possibilitou aos participantes o esclarecimento de dúvidas sobre a legislação que trata da inclusão de pessoas com síndrome do autismo nas escolas, entre outras questões.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *