Vereador sugere uso de planta para combater mosquito da Dengue

cleber-matinha plantasugeridaA entrega gratuita da planta Crotalária Juncea para os moradores de Manhuaçu é a sugestão do vereador Cléber Benfica da Penha (Cléber da Matinha) para auxiliar no combate ao Aedes aegypti. A espécie atrai libélulas, que são predadoras naturais do mosquito, que transmite Dengue, febre Chikungunya e Zica.

Por meio de indicação legislativa apresentada na última Sessão Ordinária da Câmara, o parlamentar sugere que a Administração Municipal, através das Secretarias de Saúde e de Agricultura, desenvolva campanha e faça entrega gratuita aos moradores de sementes da planta para ser cultivada na cidade com o intuito de combater o Aedes aegypti.

Para justificar a sugestão, Cleber explicou que a Crotalaria vem ganhando cada vez mais espaço nos jardins de casas e empresas porque descobriu-se nela uma poderosa arma biológica para o controle da dengue.

Com o plantio da Crotalaria no jardim ou quintal de casa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes, deposita seus ovos, então essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco.

O mesmo acontece com a libélula adulta, que é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.

Por isso, Cleber entende que seria importante o cultivo da planta em Manhuaçu e que o município deveria doar para a população as sementes. A iniciativa seria mais uma forma de combater o mosquito, que tem causado tantos transtornos. “É uma ação simples e barata, em que o município poderia doar as sementes e a população plantaria em suas casas, auxiliando no combate ao mosquito”, disse o vereador.

O parlamentar sugere ao Executivo que realize uma intensa divulgação à população dos benefícios do cultivo da planta em residências, comércios e terrenos baldios para o controle biológico do mosquito. Ele cita também adoção de medidas como a distribuição gratuita de sementes e mudas a população e o cultivo em áreas públicas como praças e canteiros de avenidas e nas margens de rios e riachos.

A Crotalaria Juncea cresce de 60 centímetros a, no máximo, 1 metro de altura. Se bem cuidada, ela floresce em até 90 dias.

A indicação recebeu o apoio em destaque de todos os vereadores e foi remetida para a Prefeitura de Manhuaçu.

Assessoria de Imprensa Câmara de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *